O júri do festival CLaP atribuiu também uma menção honrosa ao filme 'Mala reputación', de Marta García e Sol Infante, pelo seu tema de defesa dos direitos dos trabalhadores do sexo no Uruguai.
'Greice' foi distinguido pelo júri por ser "uma história ardente de juventude globalizada"' de uma protagonista, chamada Greice, que se desloca de um lado para o outro do oceano, do Brasil para Portugal.
'Cuando las nubes esconden la sombra' foi apreciado pelas "delicadas cambiantes" de um filme sobre a relação entre a protagonista, María, e os habitantes da ilha chilena de Navarino, o lugar mais austral do mundo.
O Espace Saint-Michel, uma sala mítica no coração de Paris, fundada em 1911, acolheu 21 filmes de nove países diferentes (Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, Equador, Panamá, Paraguai e Uruguai).
O festival, cujo objetivo é "construir uma ponte sólida entre a criação artística e ensaística da América Latina e a capital mundial do cinema, que é Paris", segundo o seu diretor Carlos Tello, avaliou um total de 382 filmes durante esta edição, três vezes mais do que no ano passado.
Em França, o CLaP segue a tradição de eventos como o Cinélatino de Toulouse, que tem uma vocação semelhante, mas até à sua criação em 2023, Paris só tinha festivais dedicados a cinematografias latino-americanas específicas, como a peruana ou a colombiana.
Leia Também: Porto vai estar na Expo 2025 em Osaka com aposta na música e no cinema