Concurso 'Ideias a Atos' apoia 25 projetos em quatro concelhos

O concurso 'Ideias a Atos', do programa Atos do Teatro Nacional D. Maria II e da Fundação Calouste Gulbenkian, selecionou 25 "microprojetos participativos" a desenvolver este ano nos municípios parceiros do Funchal, Lamego, Loulé e São João da Madeira.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
02/05/2025 23:49 ‧ ontem por Lusa

Cultura

Artes

Segundo o comunicado do Teatro Nacional D. Maria II (TNDM), hoje divulgado, o 'Ideias a Atos', que numa primeira fase é um concurso de ideias dirigido a artistas, coletivos ou associações culturais, estudantes e profissionais, traduz-se depois "num programa de mentoria e capacitação para o desenvolvimento de microprojectos participativos promovidos e executados pela sociedade civil."

 

Lamego soma sete projetos aprovados: Canivete - Festa do Cinema, de António Vouga Ribeiro, 'Topografias Afetivas', de Beatriz Pinto, 'Cidade Sonora', de Daniel Taveira, 'Transtorno do déficit de natureza', de Iolanda Marques Teixeira Correia, 'Agrupa', de Joana Pinto e Associação Recreativa de Fafel, 'Matéria Incomum', de João Pedro Fonseca, e 'No adufe cabem muitas mãos', de Liliana Abreu e Mafagafa.

Loulé também vê sete projetos aprovados: 'Tecendo estórias da aldeia, na aldeia', de Marinela Malveiro e Fundação Manuel Viegas Guerreiro, 'Teoria do Pessimismo - Novos Imaginários para um Mundo em Ruínas', de Marlene Frazão e Mescla d'Exemplos, 'Lojas da Rua' (título provisório), de Miguel Ponte, 'O ADN da Terra', de Miguel Dias Martins, 'Cultura para Todos: Acessibilidade e Participação', de Rui Miguel Raposo da Silva e Casa da Cultura de Loulé, 'Mãe também' de Sara Catarina de Carvalho Martins e Aorca, e 'mostra e foge', de Tiago Miguel Costa de Sousa.

Funchal tem seis projetos: 'Gesto+Madeira+Pertencer', de Beatriz de Sousa e Associação de Surdos, Pais, Familiares e Amigos da Madeira, "College Culture Conner' (no Colégio dos Jesuítas do Funchal), de Carlos Diogo da Silva Martins Pereira, 'Cartografia Sensorial Urbana', de Marcela Lirio Campo, 'Poesia da ilha pelo buraco da agulha', de Marco António Ferreira Gonçalves, 'Trabalho de Campo #1 - Identidade', de Thomaz Moreira e Colectivo Quimera, e 'Moral em Movimento', de Tiago Alexandre Marques Rodrigues.

De São João da Madeira foram aprovados cinco: 'Ouça-SE', de Artur Guilherme Lima Ferreira, 'Ponto de Vista(s)', de Cátia Filipa da Silva Cardoso e Ponto!, 'Sons do Desassossego: Som e Imagem à Altura', de Inês Lopes Resende Leal, 'O que é o Tacho?', de Mariana Salgueiro Rocha, e 'Cruzamentos', de Santiago de Oliveira Mateus.

O "programa de mentoria e capacitação" tem início este mês nos quatro concelhos, indica o TNDM, seguindo-se um período de trabalho de cinco meses com os mentores Magda Henriques e Samuel Guimarães, em Lamego, António Pedro Lopes e Patrícia Craveiro, em Loulé, o Coletivo Espaço Invisível, no Funchal, e a Cooperativa Burilar, em São João da Madeira.

Além da formação e mentoria, os projetos selecionados têm ainda uma bolsa de três mil euros. O programa completa-se com "um momento de partilha pública" e "uma sessão de balanço", no último trimestre.

Os 25 projetos foram selecionados a partir de 95 propostas, por um júri composto por um elemento do TNDM, outro da Fundação Gulbenkian e mais um de cada município parceiro.

Na escolha "foram privilegiadas propostas [...] que valorizem a relação com as comunidades locais", explica o TNDM.

O programa Atos foi criado em 2023 com o objetivo de "potenciar a participação cívica e artística das comunidades, ampliar o alcance e impacto das iniciativas democráticas de cultura, promover políticas culturais sustentáveis e estabelecer outras centralidades culturais e artísticas".

No primeiro ano, percorreu o país com 43 projetos, coordenados por 16 estruturas. Em 2024, apoiou seis projetos participativos.

Este ano, também dá continuidade ao trabalho iniciado por dois projetos em Ponta Delgada e Évora, em 2024, e realizará em Lisboa uma formação em 'Arte Participativa'.

Leia Também: 'Os Putos do PREC'. "As escolas da época eram barris de pólvora"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas