Num comunicado, a Câmara revela que a programação arranca na quarta-feira, no Teatro Sá da Bandeira, com a exibição do filme 'A História de Souleymane', do realizador francês Boris Lojkine.
O filme, galardoado com o prémio de Melhor Performance na secção 'Un certain regard' do Festival de Cannes, retrata a vida de um imigrante africano em Paris que trabalha como estafeta de comida e dorme em centros de apoio a sem-abrigo.
No sábado, 10 de maio, sobe ao palco do Teatro Sá da Bandeira a peça 'Carta ao Corpo que Luta', inspirada no livro escrito por Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, durante a ditadura.
O espetáculo explora temas como "o amor, opressão, resistência e identidade", constituindo "uma crítica incisiva às condições sociais, políticas e culturais enfrentadas pelas mulheres na sociedade portuguesa", lê-se no comunicado.
A 14 de maio, o Teatro Sá da Bandeira apresenta 'A Savana e a Montanha', filme de Paulo Carneiro, descrito como um "documentário de ficção" que acompanha a luta dos habitantes de Covas do Barroso contra a construção da maior mina de lítio a céu aberto da Europa. A obra foi realizada em 2024 e a sessão decorre às 21:30.'
No dia 17, é apresentada a peça de teatro 'Sul, de Tiago Correia, interpretada pelo grupo 'A Turma'. O enredo acompanha a história de Michelle, uma rapariga francesa luso-descendente que viaja para Portugal, na tentativa de encontrar um homem que pode ser o seu avô biológico.
A peça é descrita como "um drama familiar intergeracional sobre trauma, abandono e separações", tendo como pano de fundo a emigração clandestina portuguesa nos anos 1970.
Entre 22 e 26 de maio, Santarém acolhe a 18.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS), um evento aposta que em filmes com temáticas rurais, agrícolas e ambientais.
A edição deste ano presta homenagem aos 50 anos da Reforma Agrária, com uma mostra documental sobre o tema organizada pelo projeto Ephemera - Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira, e uma mesa redonda promovida pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
Além das sessões no Teatro Sá da Bandeira, em Santarém, o festival estende-se a municípios vizinhos, como Alpiarça e Almeirim e inclui ainda sessões de cinema com experiências gastronómicas, com destaque para a exibição do filme "O pão", de Manoel de Oliveira.
A 28 de maio, será exibido o filme 'Longe da Estrada', drama de Hugo Vieira da Silva e Paulo Mil Homens, centrado na figura de Victor Segalen, médico e artista que parte para o Taiti, em 1903, na tentativa falhada de conhecer Gauguin.
Adaptado dos escritos do próprio Segalen, o filme é apresentado como "uma sublime visão da obra, vida e contradições do grande pintor Paul Gauguin".
A programação de maio encerra no dia 31 com o espetáculo 'reEncanto,' da cantora cabo-verdiana, Mayra Andrade.
De acordo com o comunicado da autarquia, a artista regressa às origens com um concerto intimista, em dueto com o guitarrista Djodje.
A programação inclui ainda um ciclo de exposições de artes eletrónicas, na Casa do Brasil, promovido pelo coletivo ArteCódigo.pt, apresentando obras inéditas desenvolvidas em residências eco-resilientes pelos artistas Vitor Joaquim, Miguel Carvalhais, Rosemary Lee, Miguel Soares, Guilherme Martins.
A bilheteira do Teatro Sá da Bandeira está aberta de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00, e a programação pode ser consultada em www.santaremcultura.pt.
Leia Também: Cinema de Maureen Fazendeiro e Whit Stillman no Curtas Vila do Conde