Coliseu Micaelense: 108 anos a celebrar a cultura dos Açores para o mundo

A maior casa de espetáculos dos Açores celebrou este sábado, 10 de maio, mais um aniversário e anunciou duas grandes novidades que têm como objetivo expandir a cultura da ilha e tornar a arte mais inclusiva.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Notícias ao Minuto

Elisa Peralta
13/05/2025 09:35 ‧ há 10 horas por Elisa Peralta

Cultura

Coliseu Micaelense

O Coliseu Micaelense, a emblemática sala de espetáculos da ilha de São Miguel, nos Açores, assinalou os 108 anos de existência, este sábado (10), num evento que juntou várias figuras importantes para esta casa e que trouxe novidades, numa verdadeira celebração à cultura. 

 

Para Cila Simas, presidente do conselho de administração do espaço, estes 108 anos são mais uma conquista imensa com vista em "levar mais longe a cultura dos Açores não só a nível regional, nacional como internacional", mencionou ao Notícias ao Minuto.

"Cada ano que passa é o assinalar de mais uma perseverança, mais uma continuidade do que os nossos antepassados deixaram e que nós temos que manter para o futuro. O povo açoriano reúne as culturas de todos os continentes que se acabam por interligar", referiu a presidente.

A liderança desta casa de espetáculos fez-se de duas vezes no feminino. Cila é a cara do presente mas Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas no Governo Regional dos Açores, foi a cara que, no passado, enquanto presidente da câmara municipal de Ponta Delgada, se tornou responsável pela reconstrução do coliseu e impulsionou a sua reabertura em 2005. 

Para Berta, os Açores "deram ao país e ao mundo muitos artistas de várias áreas" e é "com orgulho que vê o Coliseu abrir portas todos os fins de semana para acolher os mais variados espetáculos". "É para todos os públicos e para todos os tipos de espetáculo", refere.

Notícias ao Minuto Berta Cabral, Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas do Governo Regional dos Açores e Cila Simas, presidente do conselho de administração do Coliseu Micaelense© Coliseu Micaelense  

No evento de comemoração foram anunciadas duas grandes novidades. Foi assinado um acordo formal de parceria entre a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)  que tem como foco promover a divulgação da cultura ibero-americana e que vai contar com várias ações conjuntas entre as organizações. Para Cila, este acordo é de extrema "importância".  "É bom estarmos presentes nestas iniciativas porque esta é a maior casa de espetáculos dos Açores. Estou muito orgulhosa no que nós estamos a alcançar, todos os dias nasce mais um sonho", referiu.

Para além desta novidade, foi ainda anunciado um protocolo com a Universidade dos Açores de forma a que os estudantes tenham maior facilidade no acesso aos espetáculos através de inúmeros descontos nos bilhetes. 

Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, referiu ao Notícias ao Minuto a importância de que a cultura chegue a todos. "Esta catedral da cultura dos Açores está permanentemente a democratizar a cultura, acolhe a população, extratos sociais, várias gerações. O povo dos Açores tem um carinho, apetência e identidade cultural", revelou. 

Notícias ao Minuto Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada e Cila Simas, presidente do conselho de administração do Coliseu Micaelense© Coliseu Micaelense  

Depois de apresentadas as novidades no coliseu micaelense, seguiu-se o momento musical a cargo da banda The Lucky Duckies. De modo a assinalar a data, Marco António e Cláudia Faria, os vocalistas, escolheram interpretar uma música do ano que em nasceu este espaço: 'Tico-Tico No Fubá' foi lançada em 1917, exatamente quando o Coliseu Micaelense abriu portas. 

Júlio Isidro marcou presença uma vez mais neste evento e apresentou a banda que subiu a palco. Desta casa tem várias recordações que o "tocam profundamente", já que fez o último programa no Coliseu antes deste fechar durante vários anos. Teresa Guilherme não perdeu esta festa, referindo ser "um grande prazer estar presente para assinalar esta data".

Veja as imagens do 108.º aniversário do Coliseu Micaelense na galeria. 

Leia Também: Portugueses em destaque em festival no Théâtre de la Ville de Paris

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas