Tiago Djaló é a mais recente 'dor de cabeça' de Vítor Bruno. O treinador do FC Porto já só pensa na receção ao Hoffenheim, para a 3.ª jornada da Liga Europa, e certamente estará inclinado em manter o ex-Sporting ao lado de Nehuen Pérez no eixo defensivo, após a boa resposta do central português frente ao Sintrense (3-0), no domingo, depois de um longo calvário atravessado.
Djaló foi mesmo a figura no jogo da Taça de Portugal, voltando a jogar, quase cinco meses depois, coroando a exibição defensiva com o terceiro e último golo da tarde no Estádio José Gomes, na Amadora, de onde, curiosamente, é natural.
O defesa de 24 anos aproveitou a oportunidade da melhor maneira, de tal forma que agora ameaça o lugar habitualmente entregue a Zé Pedro, até porque a questão defensiva continua a ser uma das grandes preocupações de Vítor Bruno.
Em 12 jogos, o FC Porto já sofreu 11 golos, um registado muito elevado quando comparado com os rivais direitos Sporting e Benfica. Os leões já encaixaram oito, ao passo que as águias apenas deixaram entrar seis golos, pese embora tenham menos dois jogos disputados.
Frente aos alemães do Hoffenheim - equipa que os dragões nunca defrontaram na sua história - Vítor Bruno pode optar por manter a dupla que deixou a baliza em 'branco' no último jogo e tapar o 'buraco' que tem sido visto na montra da Liga Europa. Em apenas dois jogos, os dragões deixaram entrar seis golos, o que garante uma (preocupante) média, de três golos a cada jogo na segunda maior prova da UEFA.
Djaló imitou... Otamendi
O central emprestado pela Juventus teve uma tarde memorável, na Reboleira, uma vez que se estreou a marcar com a camisola dos dragões, logo no primeiro jogo, entrando para o restrito lote de defesas do clube azul e branco que havia conseguido tal feito. O último, refira-se, havia sido Nicolás Otamendi, precisamente o atual capitão do rival Benfica.
Defesas que se estrearam pelo FC Porto com golo:
— Playmaker (@playmaker_PT) October 20, 2024
Tavares Bastos
Sarrea
Zé Carlos
Jorge Costa
Ricardo Silva
Otamendi
Tiago Djaló pic.twitter.com/wqkheVClGU
Otávio, o desaparecido
Tiago Djaló também está a beneficiar do 'desaparecimento' de Otávio Ataíde, jogador brasileiro que colecionou vários erros de palmatória e que foi, após a vitória diante do Farense, a 19 de setembro, afastado das fichas de jogo do FC Porto, tendo regressado ao banco de suplentes ante o Sintrense, mas sem direito a minutos em campo.
De resto, Vítor Bruno voltou a frisar que não riscou o ex-Famalicão, ainda antes do duelo para a Taça, mas não deixou de relembrar que é preciso fazer mais.
"Aqui, ninguém tem carimbos de descartado, ninguém lhes atribui um selo de não contarmos com ele. São ciclos. Tentamos exponenciar ao máximo os ciclos positivos de um jogador. Quando não está tão bem, tentamos protegê-lo. O Otávio terá de maturar muito os comportamentos. Tem um potencial gigante para ser um grande central a nível europeu, é a minha profunda convicção, mas tem de maturar os comportamentos, perceber o que o jogo pede", apontou o treinador do FC Porto.
Refira-se que o jogo entre FC Porto e Hoffenheim está agendado para as 20h00 de quinta-feira no Estádio do Dragão.
Leia Também: Notas do Sintrense-FC Porto: Nem todos aproveitaram a montra da Taça