'Deu galo, Vítor'. FC Porto sofre nova derrota e deixa escapar os rivais

Portistas anularam a desvantagem inicial em Barcelos, mas derraparam durante a segunda parte. Depois de alcançado de novo o empate, uma falta no lance anterior ao da igualdade retirou o segundo golo aos portistas e verteu-se em penálti para o Gil Vicente. Benfica e Sporting esfregam as mãos.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
19/01/2025 22:33 ‧ há 2 dias por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O FC Porto averbou, na noite deste domingo, a segunda derrota consecutiva no campeonato português. Depois do desaire no jogo em atraso diante do Nacional, os portistas perderam na visita ao Gil Vicente, por 3-1, em jogo da 18.ª jornada.

 

Pablo, filho do antigo jogador portista Pena, abriu a contagem em Barcelos. Gonçalo Borges relançou a partida no arranque da segunda parte, mas um cabeceamento certeiro de Josué voltou a colocar os gilistas na frente. Gonçalo Borges ainda empatou, mas Fábio Veríssimo descortinou um penálti na jogada antes do golo do extremo e anulou a igualdade. Félix Correia fixou o resultado final.

Filme do jogo:

Após a derrota na Choupana e as vitórias de Benfica e Sporting no arranque da segunda volta do campeonato, o FC Porto estava obrigado a responder diante do Gil Vicente para retomar o segundo lugar e quebrar a tendência de falta de aproveitamento nas partidas fora de casa. Para esta partida, Vítor Bruno fez cinco alterações depois do desaire na Madeira. Surpreendeu ao deixar Pepê fora da ficha de jogo e ainda deixou o jovem Rodrigo Mora no banco.

O início de jogo no Estádio Cidade de Barcelos parecia contar uma história distinta no que diz respeito ao histórico recente dos azuis e brancos fora de portas. O FC Porto entrou a todo o gás e teve duas grandes ocasiões para marcar nos primeiros minutos. Primeiro, aos oito minutos, Gbane impediu um remate de Fábio Vieira que levava o caminho da baliza. Logo de seguida, Sandro Cruz tirou a bola em cima da linha de golo, depois de um cabeceamento de Samu que ia direitinho para o fundo das redes.

Os gilistas souberam aproveitar a instabilidade portista e abriram a contagem ao minuto 11. Fujimoto cruzou rasteiro para o coração da área e Pablo, filho do antigo jogador portista Pena, antecipou-se Diogo Costa para marcar o seu primeiro golo na temporada. O golo inaugural animou os homens da casa, que estiveram perto de fazer o segundo em cima da meia hora. Após vários ressaltos na área portista. Tidjany Touré atirou por cima com a baliza escancarada. Houve ainda tempo para Bruno Pinheiro ver o cartão vermelho direto da mão de Fábio Veríssimo por protestos.

A precisar de corrigir tudo o que foi feito na primeira metade, Vítor Bruno deixou Galeno no balneário e lançou Gonçalo Borges para a segunda parte. A aposta do treinador do FC Porto revelou-se certeira. Há poucos minutos em campo, o extremo portista igualou o marcador com um forte remate cruzado aos 48 minutos.

Mas a reação do Gil Vicente foi pronta e eficaz. Na sequência de um pontapé de canto, na esquerda, Rúben Fernandes ganhou de cabeça ao primeiro poste e Josué, ao segundo, voltou a colocar os gilistas na frente do marcador com um cabeceamento certeiro aos 53'. O FC Porto deu-se mal com este novo 'tiro' e isso sentiu-se nos minutos seguintes.

Momentos depois do encontro ter estado interrompido devido a tocha lançadas por adeptos dos dragões para o relvado, os azuis e brancos sofreram novo rombo rumo à luta pelo tento da igualdade. Nico González foi expulso por acumulação de amarelos por uma entrada dura sobre Zé Carlos. Após revisão do VAR, Fábio Veríssimo anulou o segundo cartão amarelo e admoestou o médio espanhol com um cartão vermelho direto.

Apesar de reduzido a dez unidades, o FC Porto voltou a colocar a bola no fundo da baliza contrária. Gonçalo Borges, que remou contra a maré desde que foi lançado em campo, rematou forte e rasteiro para dentro da baliza de Andrew. No entanto, e num filme já visto em Famalicão, o árbitro anulou golo portista e assinalou grande penalidade a favor do Gil Vicente por falta de Tiago Djaló dentro da área sobre Santi.

Chamado a converter a grande penalidade, Félix Correia marcou pelo terceiro jogo seguido. O avançado gilista atirou forte e colocado, para o lado esquerdo de Diogo Costa, e fechou a vitória do conjunto de Barcelos nos descontos do segundo tempo (90+3').

Logo depois do apito final de Fábio Veríssimo, e antes das duas equipas recolherem aos balneários, Samu Omorodion ficou de cabeça perdida e viu um vermelho direto. Ficará de fora do próximo jogo do FC Porto no campeonato, diante do Santa Clara no Dragão. Os adeptos também se fizeram ouvir. Além de mostrarem lenços brancos, começaram a gritar pedidos de demissão na direção de Vítor Bruno.

Com este resultado, o FC Porto falha a ultrapassagem ao Benfica no segundo lugar e cai para o terceiro posto com 40 pontos. O Gil Vicente é nono classificado com nove pontos.

Momento do jogo: O bis anulado a Gonçalo Borges e a grande penalidade assinalada a favor do Gil Vicente no lance anterior a esta igualdade acaba por marcar a história da partida.

Equipas iniciais

Gil Vicente: Andrew, Zé Carlos, Josué, Rúben Fernandes, Sandro Cruz, Mory Gbane, Facundo Cáseres, Kanya Fujimoto, Tidjany Touré, Pablo Felipe e Félix Correia.

Suplentes: Brian Araújo, Marvin, Castillo, Aguirre, Santi García, Cauê dos Santos, Buatu, Mboula e Kazu.

FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Otávio Ataíde, Nehuén Pérez, Francisco Moura, Stephen Eustáquio, Nico González, Fábio Vieira, Namaso, Wenderson Galeno e Samu Omorodion.

Suplentes: Cláudio Ramos, Tiago Djaló, Zaidu, Vasco Sousa, André Franco, Alan Varela, Deniz Gul, Rodrigo Mora e Gonçalo Borges.

Antevisão

O FC Porto visita, este domingo, o Gil Vicente em jogo da 18.ª jornada da I Liga, horas depois do líder Sporting consolidar a liderança com uma vitória, também a norte do país, na visita ao Rio Ave (3-0). 

Os dragões escorregaram recentemente na Choupana, frente ao Nacional, e desperdiçaram a chance de ouro de assumirem o primeiro lugar, mas Vítor Bruno quer apenas foco em Barcelos, apesar de admitir que o desaire na Madeira deixou "mossa". 

Por seu turno, Bruno Pinheiro garante estar à espera de um FC Porto "ferido e a fazer de tudo para vencer", mas acredita que o Gil Vicente, atualmente colocado na segunda metade da tabela classificativa, será capaz de levar pontos neste duelo que que marca o início da segunda volta do campeonato de ambas as equipas. 

O pontapé de saída no Estádio Cidade de Barcelos está agendado para as 20h30, contará com a arbitragem de Fábio Veríssimo e poderá acompanhar o jogo no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Vítor Bruno toma medida e afasta Pepê do Gil Vicente-FC Porto

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Barcelona 'provoca' Benfica depois de reviravolta na Liga dos Campeões

Liga dos Campeões

Barcelona 'provoca' Benfica depois de reviravolta na Liga dos Campeões

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas