Um verdadeiro jogo de 'loucos' no Estádio da Luz. Em noite de chuva e trovoada intensa em Portugal, o Benfica esteve perto de assinar uma página de glória europeia, esta terça-feira, mas acabou por sofrer uma derrota frente ao Barcelona (4-5) ao cair do pano, pelo que os três 'trovões' de Vangelis Pavlidis (ainda) não deram 'Luz' ao apuramento na Liga dos Campeões.
Recorrendo à lei da eficácia que lhe tem fugido, o avançado grego apontou três golos (2', 22' e 30') em meia hora, sendo que, pelo meio, Robert Lewandowski também festejou na sequência de uma grande penalidade (13').
Se a primeira parte já tinha contado com quatro golos, eis que a segunda conseguiu ter mais ainda. O ex-Sporting Raphinha reduziu (64'), viu Ronald Araújo apontar um autogolo (68') e um novo penálti de Lewa (78') deixou tudo em aberto. Numa reta final absolutamente frenética, Eric García 'gelou' a Luz (87') e Raphinha 'virou tudo do avesso' (90+6') quando o Benfica até pedia uma grande penalidade, garantindo os 'oitavos'.
'Cada tiro, cada melro'
Com apenas uma alteração no onze inicial do Benfica, atendendo à entrada de Fredrik Aursnes para o lugar de Leandro Barreiro, Vangelis Pavlidis colocou a Luz em 'ebulição' logo no segundo minuto, ao aproveitar um passe de Álvaro Carreras, num arranque altamente eficaz... que não ficou por aí.
Pouco depois, o VAR 'convidou' o árbitro Danny Makkelie a analisar a falta de Tomás Araújo sobre Álex Baldé na grande área e foi Robert Lewandowski o responsável por empatar o encontro, aos 13 minutos, na sequência de uma grande penalidade.
A resposta não foi imediata, mas quase. Pavlidis recolocou o Benfica na frente do marcador (22'), ao aproveitar um choque de Szczesny com o colega Baldé fora da grande área, seguindo-se um hattrick de 'loucos' em cima da meia hora de jogo, por via de mais um penálti na Luz.
E tudo a trovoada levou
O jogo até parecia estar razoavelmente controlado, mas bastou um erro de Anatoliy Trubin, prontamente aproveitado por Raphinha (64'), para relançar tudo na Luz. É certo que Ronald Araújo ainda teve a infelicidade de fazer um autogolo (68'), que recolocou a diferença em dois golos, mas nada isso impediu os culés de rubricar uma reviravolta épica.
Dentro do último quarto de hora, Lewandowski teve direito a um nova grande penalidade, por falta de Otamendi, atirando para o bis (78'), possibilitando que a maior dose de dramatismo fosse 'empurrada' para os instantes finais, já depois de Bruno Lage ter lançado Leandro Barreiro, Alexander Bah, Ángel Di María, Rollheiser e Amdouni ao longo da segunda metade.
Aos 87 minutos, na sequência de um pontapé de canto rápido, Eric García beneficiou da assistência de Pedri para empatar, sendo que, nos descontos, quando Leandro Barreiro reclamava um penálti, Raphinha finalizou um contra-ataque com classe... e foi o bis do ex-Sporting a culminar no 4-5 final.
É caso para dizer que o Benfica foi do 80 ao 8 e, de um lugar no playoff praticamente garantido, passou para um mar cheio de dúvidas quanto ao futuro do clube da Luz na Liga dos Campeões, com dez pontos (os mesmos que o Sporting), na 18.ª posição, antes da visita ao reduto da Juventus. Já o Barcelona garantiu o acesso aos 'oitavos', com 18 pontos, no segundo lugar, apenas atrás do já qualificado Liverpool.
[Notícia atualizada às 22h20]
Leia Também: 'Loucura' no Estádio da Luz. As melhores imagens do Benfica-Barcelona
Leia Também: Bruno Lage sobre Manu Silva: "É benfiquista e teve vontade de vir"
Onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Orkun Kokçu, Kerem Akturkoglu, Andreas Schjelderup e Vangelis Pavlidis.
Barcelona: Szczesny, Jules Koundé, Pau Cubarsí, Ronald Araújo, Álex Baldé, Pedri González, Marc Casadó, Pablo Gavi, Lamine Yamal, Raphinha e Robert Lewandowski.
Antevisão
O Benfica recebe, esta terça-feira, o Barcelona em jogo a contar para a 7.ª e penúltima jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, numa partida que pode ditar o futuro das águias na competição, frente a um adversário que já trouxe alegrias em pleno Estádio da Luz.
Certamente que os benfiquistas se recordam da última vez que os catalães visitaram o terreno dos encarnados, quando a equipa então liderada por Jorge Jesus venceu, por 3-0, os espanhóis, numa noite que pretenderão reviver esta terça-feira.
Embora o momento de ambas as equipas sejam bem diferentes, Bruno Lage e Hansi Flick vão lutar pelos três pontos que podem ser decisivos nas contas finais.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h00 desta terça-feira, no Estádio da Luz, com arbitragem do neerlandês Danny Makkelie, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-Barcelona: Em busca do apuramento e da receita de 2021