"Vieste para nos f****". Eis o que levou à expulsão de Samu no FC Porto

Avançado espanhol confrontou Fábio Veríssimo logo após o apito final da derrota frente ao Gil Vicente.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
23/01/2025 17:30 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, esta quinta-feira, o mapa de castigos dos jogos referentes à 18.ª jornada da I Liga, com destaque para o castigo aplicado a Samu Aghehowa, na sequência das palavras dirigidas ao árbitro Fábio Veríssimo, logo após o Gil Vicente-FC Porto (3-1), do passado domingo.

 

No relatório da arbitragem é possível ler que Fábio Veríssimo escreveu "Colocou-se no meu caminho e confrontou-me verbalmente dizendo reiteradamente: 'Vieste aqui para nos f****'", levando o arguido - com um jogo de suspensão e uma multa de 1.530 euros - a defender-se com uma longa justificação face ao termo espanhol "jod***".

"O relatório não está correto. Contrariamente ao que consta no Relatório do Árbitro, o que foi dito pelo atleta Samu Aghehowa, após o final do jogo, foi: "Parece que nos quieren mal, jod**!". Dada a similitude fonética com a palavra "fod**" é compreensível que o árbitro tenha julgado que tivesse sido esta a palavra dita, mas efetivamente não foi. Aliás, o Atleta está apenas há poucos meses em Portugal e, como tal, ainda fala maioritariamente em Espanhol e utiliza expressões nesse idioma, que lhe saem naturalmente. A frase proferida não tem qualquer conotação injuriosa", pode ler-se na defesa do avançado espanhol.

"Como é do conhecimento público, a palavra "jod**" na língua e cultura Espanholas pode ter um conjunto variado de significados, dependendo de vários fatores, tais como as circunstâncias e o tom em que foi proferida. Em muitas situações do dia-a-dia, "jod**" é usado simplesmente como uma interjeição para expressar irritação ou frustração e não tem, como tal, qualquer conotação ofensiva. Trata-se simplesmente de uma expressão de desabafo. Foi precisamente esse o sentido da frase proferida pelo Atleta, culminada com a expressão "jod**!". Como foi notório, a equipa teve um jogo muito negativo e o jogador a nível pessoal teve também uma prestação que o mesmo considerou como frustrante. Aliás, como é sabido, a equipa tem estado sob bastante pressão pública e mediática e, na sequência desse jogo, existiram inclusivamente uma série de alterações estruturais ao nível técnico no clube. O Atleta proferiu a expressão "Parece que nos quieren mal, jod**" em tom de desabafo (e não de confrontação) perante a frustração que o assolou assim que o árbitro deu o jogo por terminado. Pelo que, não existiu por parte do Atleta Samu qualquer conduta ofensiva, injuriosa ou grosseira", concluiu o relatório.

Ainda assim,  o Conselho de Disciplina decidiu manter o castigo ao avançado espanhol, justificando a decisão, num dia em que informou ter aberto um processo disciplinar ao ataque de fúria do atleta após o jogo do passado domingo: "Analisada a defesa apresentada, e uma vez que da mesma não resulta a negação da interação do atleta com o árbitro, não tendo sido junta qualquer prova, este Conselho de Disciplina - Secção Profissional entende que não se vislumbra indiciado qualquer abalo à credibilidade probatória reforçada de que gozam aqueles relatórios oficiais, pelo que se confirma a factualidade descrita nos relatórios, com as consequências disciplinares previstas no RDLPFP".

Leia Também: CD abre processo disciplinar a Samu após ataque de fúria em Barcelos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há mais de 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos em Portugal

Parque Automóvel

Há mais de 1,5 milhões de carros com mais de 20 anos em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas