Touro trava leão. Sporting 'tomba' e discute futuro na Champions em casa

Estreia europeia de Rui Borges marcou a primeira derrota do técnico desde a chegada ao emblema de Alvalade.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
22/01/2025 19:39 ‧ há 3 horas por Miguel Simões

Desporto

Liga dos Campeões

O Sporting somou a terceira derrota consecutiva na Liga dos Campeões, esta quarta-feira, ao vacilar na deslocação ao reduto do já eliminado Leipzig (2-1), pelo que o apuramento por via do playoff será discutido em Alvalade, frente ao Bologna, na próxima semana.

 

Um golo de Benjamin Sesko (19') colocou os alemães a vencer ao intervalo e, apesar do empate assinado pelo recém-entrado Viktor Gyokeres (75'), Yussuf Poulsen carimbou aqueles que foram os primeiros pontos da sua equipa na prova milionária.

É caso para dizer que aquele célebre touro da Red Bull, no emblema do clube de Leipzig, acabou por 'tramar' o leão, sendo que Rui Borges somou a sua primeira derrota, desde que saiu do Vitória SC, precisamente na sua estreia na Liga dos Campeões. Ruben Amorim saiu para o Manchester United e a equipa verde e branca nunca mais somou pontos entre os milhões.

Onde andou o leão?

Rui Borges promoveu apenas duas mexidas em relação ao onze apresentado frente ao Rio Ave (0-3), com as entradas de Franco Israel e Jeremiah St. Juste para os lugares de Rui Silva e Gonçalo Inácio, embora este último tenha sido 'forçado' a entrar em cima da meia hora de jogo, fruto da lesão do defesa neerlandês.

Antes disso, o Leipzig começou por mostrar que a eliminação não era sinónimo de jogo de mais uma derrota, sendo que a responsabilidade de abrir o ativo pertenceu a Benjamin Sesko, aos 19 minutos. Pouco depois, o VAR ainda salvou os leões de mais um golo sofrido, ao descortinar um fora de jogo de Lois Openda no remate certeiro de David Raum, ao minuto 32.

Nas bancadas, os alemães 'vibravam' com a vantagem mínima ao intervalo, enquanto uma pequena parcela de adeptos leoninos, que 'fintou' o castigo da UEFA, fazia-se ouvir a alto e bom som junto ao setor visitante da Red Bull Arena.

Reação acabou em desilusão. As melhores imagens do Leipzig-Sporting

Reação acabou em desilusão. As melhores imagens do Leipzig-Sporting

Leões voltaram a vacilar na Liga dos Campeões.

Notícias ao Minuto | 20:03 - 22/01/2025

Acordar... e adormecer

Sem qualquer mexida ao intervalo, Rui Borges acabou por operar uma tripla mexida aos 55 minutos, com as entradas de Hidemasa Morita, Daniel Bragança e Viktor Gyokeres. A partir daí, a loiça foi outra, de tal forma que, 20 minutos depois, Viktor Gyokeres restabeleceu a igualdade (75') num movimento já tradicional dentro da grande área a anteceder a 'bomba' para o fundo das redes.

Contudo, a festa durou pouco tempo. Três minutos depois, perante a passividade verde e branca, Yussuf Poulsen tratou de recolocar a sua equipa na frente do marcador (78') e, até ao apito final, os jogadores uniram-se para garantir os primeiros três pontos na prova milionária.

Com este resultado, o Sporting mantém-se com dez pontos (os mesmos que o Benfica) no 19.º lugar, ainda em zona de playoff, enquanto o Leipzig sobe ao 30.º posto, com os primeiros três pontos. O apuramento discute-se no próximo dia 29 de janeiro, em Alvalade, na receção ao Bologna.

[Notícia atualizada às 19h53]

Leia Também: Reação acabou em desilusão. As melhores imagens do Leipzig-Sporting

Leia Também: Viktor Gyokeres assinalou marca redonda e um comentário saltou à vista

Onzes

Leipzig: Vandevoordt, Geertruida, Willi Orbán, Bitshianu, David Raum. Haidara, Seiwald, Lois Openda, Xavi Simons, Chris Baumgartner e Benjamim Sesko.

Sporting: Franco Israel, Iván Fresneda, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Maxi Araújo, Geny Catamo, Zeno Debast, Morten Hjulmand, Geovany Quenda, Francisco Trincão, Conrad Harder.

Antevisão

O Sporting defronta, esta quarta-feira, o Leipzig em terreno alemão, em jogo a contar para a 7.ª e penúltima jornada da fase de liga única da Liga dos Campeões, numa partida inédita entre os dois clubes, que nunca se defrontaram na sua história.

As duas equipas encontram-se em pontos de situação muito diferentes na competição, uma vez que, enquanto os leões procuram garantir uma posição de playoff, os alemães já não têm qualquer possibilidade de seguir em frente na prova milionária.

O Sporting vem de duas derrotas na Liga dos Campeões, ambas ainda com João Pereira no comando técnico leonino, em casa frente ao Arsenal (1-5) e fora de portas diante do Club Brugge (2-1). Rui Borges procura reverter a situação e relançar o apuramento, que ainda pode acontecer de forma direta, uma vez que os lugares que o permitem estão apenas a três pontos.

O caso do Leipzig é completamente oposto. Os alemães não lutam por objetivos na competição, depois de seis derrotas nos mesmos jogos disputados, onde defrontaram o Atlético Madrid, a Juventus, o Liverpool, o Celtic, a Inter e o Aston Villa, sendo atualmente uma de três equipas já eliminadas desta edição da Champions, em conjunto com o Slovan Bratislava e o Young Boys. Ainda assim, a turma comandada por Marco Rose procurará usar esta partida para galvanizar o momento de forma atual em que obtiveram um triunfo nos últimos quatro jogos na Liga alemã, onde se encontram na 5.ª posição, com 31 pontos.

O jogo tem apito inicial agendado para as 17h45 desta quarta-feira, na Red Bull Arena, com arbitragem do lituano Manfredas Lukjancukas, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Leipzig-Sporting: Objetivos distintos num duelo inédito na Champions

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga dos Campeões

Otamendi visa arbitragem do Benfica-Barcelona: "Detalhes fora do alcance"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas