Os golos do estreante médio ganês Benjamin Acquah (37 minutos) e de Tamble Monteiro (70) permitiram a subida dos algarvios, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, à 11.ª posição, com 26 pontos, enquanto o Mafra, que leva seis encontros consecutivos sem vencer, baixou a 17.º e penúltimo, com 16.
Após uma primeira meia-hora em que as duas equipas evidenciaram lentidão e falta de acerto ofensivo, Stanley Iheanacho foi o autor do primeiro aviso sério, aos 32 minutos, evitado por Vinicius Silvestre, antes de os algarvios abrirem o ativo, aos 37, numa recarga do reforço de inverno Acquah, após defesa incompleta do guardião dos mafrenses.
Paulo Vítor e Acquah ameaçaram o 2-0, num final de primeira parte com sinal mais do conjunto de Portimão, ascendente que se prolongou no reatamento, com Tamble Monteiro e Geovane a desperdiçarem boas oportunidades.
Na resposta, Friday Etim viu Vinicius Silvestre evitar o empate com mais uma 'mancha' notável (56 minutos), enquanto o isolado Miguel Falé atirou incrivelmente por cima em nova oportunidade flagrante (65).
O Portimonense chegou ao 2-0, num cabeceamento de Tamble Monteiro a definir jogada confusa após livre, aos 70, e segurou a vantagem com a ajuda de Vinicius Silvestre, que nos descontos somou mais uma excelente defesa em nova tentativa de Etim.
Leia Também: Danilo sorri em jogo com sete golos e 'cola-se' a Jorge Jesus no trono