O Benfica é o primeiro dos três grandes a entrar em campo na 23.ª jornada da I Liga. Depois da difícil qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, com um empate caseiro com o AS Monaco (3-3), as águias recebem este sábado o 'aflito' Boavista.
O clube da Luz procura o quarto triunfo consecutivo na prova, que pode deixar os lisboetas na liderança provisória do campeonato português - o Sporting só vai entrar em campo na tarde de domingo. Do outro lado está o lanterna-vermelha da I Liga, sem triunfos há 12 jogos e com sete derrotas consecutivas. O Boavista fará o segundo jogo sob a batuta de Lito Vidigal e irá tentar surpreender o Benfica, num terreno onde não triunfa desde 1998/99.
O duelo deste sábado entre o Benfica e o Boavista tem lugar na tarde deste sábado, a partir das 18h00, e será ajuizado por José Bessa, árbitro da Associação de Futebol do Porto.
Treinadores em discurso direto
Bruno Lage
Rotação frente ao Boavista: "Tenho confiança no plantel, todos eles dão boas respostas e o exemplo é o jogo com o Santa Clara [vitória por 1-0]. Quero ver o contributo de todos, quer no treino, quer no jogo. Temos de olhar para o grupo com confiança e dar lhes confiança para que qualquer um deles possam corresponder em prol da equipa."
Estar na Europa poderá ser uma desvantagem em relação aos rivais na I Liga: "É o preço do sucesso e de sentar numa cadeira como a do Benfica e temos de partir para o próximo jogo europeu com o objetivo de tentar vencer. O jogo com o Barcelona foi muito interessante de preparar. O último jogo [derrota por 4-5] ficou fechado e temos de olhar para estes dois jogos, sem pensar em vingança."
Possibilidade de assumir a liderança da I Liga: "Vou manter o mesmo discurso de há dois meses: vai ser uma corrida até ao final. Sobre o Boavista, mais do que uma exibição é importante os três pontos.
Lito Vidigal
Dificuldades: "Encaro sempre os desafios com uma perspetiva positiva. Sabemos que será um jogo complicado contra um adversário muito forte, mas a mensagem que passo aos meus jogadores é que todos os jogos são possíveis de vencer, independentemente dos obstáculos. Temos de acreditar que podemos ganhar, não vejo outra forma de trabalhar."
Sofrimento: "Vamos sofrer, vai ser duro, mas teremos a chance de vencer e, se essa oportunidade surgir, não a deixaremos escapar."
Chave para vencer: "A chave está em querer competir ao mais alto nível contra adversários mais fortes. Respeitamos sempre o Benfica, mas a prioridade é olhar para a nossa equipa. Acredito muito no nosso processo de trabalho e tento transmitir essa confiança aos jogadores. Estamos a viver um momento único, principalmente após o trabalho excecional da direção, que conseguiu resolver 39 impedimentos no mercado de inverno, o que é uma realização histórica."
Últimos resultados
Benfica: V-V-V-V-E
Boavista: D-D-D-D-D
Últimos onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Tomás Araújo, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Orkun Kokçu, Leandro Barreiro, Kerem Akturkoglu, Fredrik Aursnes, Andreas Schjelderup, Vangelis Pavlidis.
Boavista: César, Sebastián Pérez, Rodrigo Abascal, Sidoine Fogning, Pedro Gomes, Miguel Reisinho, Ilija Vukotic, Joel Silva, Gonçalo Almeida, Róbert Bozenik, Salvador Agra.
Ausências
Benfica: Leandro Barreiro (castigo), Alexander Bah, Tiago Gouveia, Florentino Luís, Ángel Di María, Renato Sanches e Manu Silva (lesão).
Boavista: Filipe Ferreira, João Gonçalves, Marco Ribeiro, Luís Pires, Augusto Dabó e Tomás Silva (lesionados).
Leia Também: Já há datas e horas para a eliminatória entre Benfica e Barcelona