O Benfica saltou, este sábado, para a liderança à condição do campeonato, ao vencer, por 3-0, na receção ao Boavista, em jogo da 23.ª jornada do campeonato.
Golos de Belotti, Pavlidis e Kokçu permitem que os encarnados durmam na liderança da tabela, até que o Sporting jogue na tarde de domingo com o AVS.
Filme do jogo:
Bruno Lage decidiu promover uma mini-revolução na equipa inicial para esta receção ao último classificado da I Liga. Talvez tendo em vista o duelo da próxima quarta-feira com o Sporting de Braga, para a Taça de Portugal, o setubalense promoveu mexidas em todos os setores. A grande novidade foi, porventura, a titularidade de Samuel Soares na baliza, ele que também deve ocupar um lugar no onze dentro de quatro dias.
O principal destaque da primeira parte foi mesmo Vaclík. O guarda-redes, que esteve a primeira metade da época sem emprego, mostrou que a aposta dos axadrezados foi certeira. o Boavista praticamente só defendeu na primeira parte, com destaque para o guardião checo que protagonizou uma mão cheia de defesas.
Tudo começou ao minuto 20. Após um cruzamento da esquerda de Carreras, Belotti apareceu na cara de Vaclík a atirar para defesa do guardião do Boavista. Depois, foi Amdouni a estar perto de marcar. Na sequência de um canto da direita, Carreras desviou de cabeça junto ao primeiro poste e o suíço falhou a emenda junto ao segundo poste.
Apesar da boa réplica defensiva, Vaclík não resistiu à dança entre Bruma e Belotti, que foi muito criticado pela falta de golos antes da chegada à Luz. O internacional português fugiu pela esquerda e cruzou para o avançado italiano surgir na cara do guarda-redes do Boavista e se estrear a marcar com a camisola encarnada.
A vantagem magra do Benfica ao intervalo era curta dadas as oportunidades que ainda se registaram na primeira parte. Aos 38 minuos, e após cruzamento tenso de Leandro Santos, Belotti rematou ao poste da baliza do Boavista. Logo de seguida, Amdouni ficou perto de marcar, mas o helvético encontrou pela frente um muro checo.
A segunda parte começou praticamente com uma situação negativa para o Boavista. Miguel Reisinho, que já tinha um cartão amarelo, foi admoestado com um cartão vermelho direto por uma entrada dura sobre Kokçu. Se a vida já estava difícil para o Boavista com onze unidades, mais difícil fica com menos um. Amdouni e Bruma voltaram a testar a atenção de Vaclík, mas o experiente guarda-redes foi segurando a curta vantagem.
O Benfica pressionava e pressionava em busca de maior conforto no marcador e acabou por consegui-lo aos 72 minutos. Acabado de render Belotti, Pavlidis respondeu a um cruzamento rasteiro de Akturkglu e só teve de encostar. A teia boavisteira estava desfeita e o terceiro golo dos encarnados surgiu aos 77 minutos. Salvador Agra agarrou Dahl dentro da área e o árbitro José Bessa apontou de pronto para a grande penalidade que Kokçu haveria de converter.
Até final, o Benfica foi controlando as incidências do encontro, até porque tem um jogo com o Sporting de Braga na quarta-feira, e Bruno Lage optou por fazer descansar alguns dos jogadores que poderão ser opção dentro de dias. Houve tempo para Nuno Félix fazer o seu primeiro jogo no Estádio da Luz e Diogo Prioste se estrear pela equipa principal.
Contas feitas, o Benfica é provisoriamente líder do campeonato com 53 pontos, mais um do que o Sporting que só joga no domingo. O Boavista soma a oitava derrota consecutiva e é o último classificado com 12 pontos.
Momento do jogo: O cartão vermelho mostrado a Reisinho no arranque da segunda parte acabou por abrir caminho para uma vitória mais folgada do Benfica.
Equipas iniciais
Benfica: Samuel Soares, Leandro Santos, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Bruma, Orkun Kokçu, Fredrik Aursnes, Dahl, Andrea Belotti e Amdouni.
Suplentes: Trubin, António Silva, Arthur Cabral, Pavlidis, Akturkoglu, Schjelderup, Nuno Félix, João Rego e Diogo Prioste
Boavista: Vaclik, Salvador Agra, Abascal, Lystsov, Fogning, Seba Pérez, van Ginkel, Reisinho, Moussa Kone, Joel Silva e Bozeník.
Suplentes: César, Ibrahima Camará, Pedro Gomes, Manuel Namora, Vukotic, Steven Vitória, Abdoulay, Gonçalo Almeida e João Barros.
Antevisão
O Benfica é o primeiro dos três grandes a entrar em campo na 23.ª jornada da I Liga. Depois da difícil qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, com um empate caseiro com o AS Monaco (3-3), as águias recebem este sábado o 'aflito' Boavista.
O clube da Luz procura o quarto triunfo consecutivo na prova, que pode deixar os lisboetas na liderança provisória do campeonato português - o Sporting só vai entrar em campo na tarde de domingo. Do outro lado está o lanterna-vermelha da I Liga, sem triunfos há 12 jogos e com sete derrotas consecutivas. O Boavista fará o segundo jogo sob a batuta de Lito Vidigal e irá tentar surpreender o Benfica, num terreno onde não triunfa desde 1998/99.
O duelo deste sábado entre o Benfica e o Boavista tem lugar na tarde deste sábado, a partir das 18h00, e será ajuizado por José Bessa, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, através do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Michel Preud’homme 'voltou' ao Benfica e não escondeu a emoção