Afinal, ele não é 'Belhoti'. Benfica vence e coloca pressão no Sporting

Avançado italiano abriu caminho para aquela que foi uma vitória fácil dos encarnados. O primeiro lugar fica no bolso, até o Sporting jogar contra o AVS.

Notícia

© Getty Images

Rodrigo Querido
22/02/2025 19:55 ‧ há 2 horas por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

O Benfica saltou, este sábado, para a liderança à condição do campeonato, ao vencer, por 3-0, na receção ao Boavista, em jogo da 23.ª jornada do campeonato.

 

Golos de Belotti, Pavlidis e Kokçu permitem que os encarnados durmam na liderança da tabela, até que o Sporting jogue na tarde de domingo com o AVS.

Filme do jogo:

Bruno Lage decidiu promover uma mini-revolução na equipa inicial para esta receção ao último classificado da I Liga. Talvez tendo em vista o duelo da próxima quarta-feira com o Sporting de Braga, para a Taça de Portugal, o setubalense promoveu mexidas em todos os setores. A grande novidade foi, porventura, a titularidade de Samuel Soares na baliza, ele que também deve ocupar um lugar no onze dentro de quatro dias.

O principal destaque da primeira parte foi mesmo Vaclík. O guarda-redes, que esteve a primeira metade da época sem emprego, mostrou  que a aposta dos axadrezados foi certeira. o Boavista praticamente só defendeu na  primeira parte, com destaque para o guardião checo que protagonizou uma mão cheia de defesas.

Tudo começou ao minuto 20. Após um cruzamento da esquerda de Carreras, Belotti apareceu na cara de Vaclík a atirar para defesa do guardião do Boavista. Depois, foi Amdouni a estar perto de marcar. Na sequência de um canto da direita, Carreras desviou de cabeça junto ao primeiro poste e o suíço falhou a emenda junto ao segundo poste.

Apesar da boa réplica defensiva, Vaclík não resistiu à dança entre Bruma e Belotti, que foi muito criticado pela falta de golos antes da chegada à Luz. O internacional português fugiu pela esquerda e cruzou para o avançado italiano surgir na cara do guarda-redes do Boavista e se estrear a marcar com a camisola encarnada.

A vantagem magra do Benfica ao intervalo era curta dadas as oportunidades que ainda se registaram na primeira parte. Aos 38 minuos, e após cruzamento tenso de Leandro Santos, Belotti rematou ao poste da baliza do Boavista. Logo de seguida, Amdouni ficou perto de marcar, mas o helvético encontrou pela frente um muro checo.

A segunda parte começou praticamente com uma situação negativa para o Boavista. Miguel Reisinho, que já tinha um cartão amarelo, foi admoestado com um cartão vermelho direto por uma entrada dura sobre Kokçu. Se a vida já estava difícil para o Boavista com onze unidades, mais difícil fica com menos um. Amdouni e Bruma voltaram a testar a atenção de Vaclík, mas o experiente guarda-redes foi segurando a curta vantagem.

O Benfica pressionava e pressionava em busca de maior conforto no marcador e acabou por consegui-lo aos 72 minutos. Acabado de render Belotti, Pavlidis respondeu a um cruzamento rasteiro de Akturkglu e só teve de encostar. A teia boavisteira estava desfeita e o terceiro golo dos encarnados surgiu aos 77 minutos. Salvador Agra agarrou Dahl dentro da área e o árbitro José Bessa apontou de pronto para a grande penalidade que Kokçu haveria de converter.

Até final, o Benfica foi controlando as incidências do encontro, até porque tem um jogo com o Sporting de Braga na quarta-feira, e Bruno Lage optou por fazer descansar alguns dos jogadores que poderão ser opção dentro de dias. Houve tempo para Nuno Félix fazer o seu primeiro jogo no Estádio da Luz e Diogo Prioste se estrear pela equipa principal.

Contas feitas, o Benfica é provisoriamente líder do campeonato com 53 pontos, mais um do que o Sporting que só joga no domingo. O Boavista soma a oitava derrota consecutiva e é o último classificado com 12 pontos.

Momento do jogo: O cartão vermelho mostrado a Reisinho no arranque da segunda parte acabou por abrir caminho para uma vitória mais folgada do Benfica.

Equipas iniciais

Benfica: Samuel Soares, Leandro Santos, António Silva, Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras, Bruma, Orkun Kokçu, Fredrik Aursnes, Dahl, Andrea Belotti e Amdouni.

Suplentes: Trubin, António Silva, Arthur Cabral, Pavlidis, Akturkoglu, Schjelderup, Nuno Félix, João Rego e Diogo Prioste

Boavista: Vaclik, Salvador Agra, Abascal, Lystsov, Fogning, Seba Pérez, van Ginkel, Reisinho, Moussa Kone, Joel Silva e Bozeník.

Suplentes: César, Ibrahima Camará, Pedro Gomes, Manuel Namora, Vukotic, Steven Vitória, Abdoulay, Gonçalo Almeida e João Barros.

Antevisão

O Benfica é o primeiro dos três grandes a entrar em campo na 23.ª jornada da I Liga. Depois da difícil qualificação para os oitavos de final da Liga dos Campeões, com um empate caseiro com o AS Monaco (3-3), as águias recebem este sábado o 'aflito' Boavista.

O clube da Luz procura o quarto triunfo consecutivo na prova, que pode deixar os lisboetas na liderança provisória do campeonato português - o Sporting só vai entrar em campo na tarde de domingo. Do outro lado está o lanterna-vermelha da I Liga, sem triunfos há 12 jogos e com sete derrotas consecutivas. O Boavista fará o segundo jogo sob a batuta de Lito Vidigal e irá tentar surpreender o Benfica, num terreno onde não triunfa desde 1998/99.

O duelo deste sábado entre o Benfica e o Boavista tem lugar na tarde deste sábado, a partir das 18h00, e será ajuizado por José Bessa, árbitro da Associação de Futebol do Porto, e pode acompanhá-lo, em direto, através do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Michel Preud’homme 'voltou' ao Benfica e não escondeu a emoção

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Quando era pequenino: "No 1.º jogo dos leões disse que seria presidente"

Quando Era Pequenino

Quando era pequenino: "No 1.º jogo dos leões disse que seria presidente"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica2353
2Sporting2252
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2238
6Casa Pia2336
7Vitória SC2231
8Estoril2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2226
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Já viu todos os carros de Fórmula 1 para a época de 2025?

Fórmula 1

Já viu todos os carros de Fórmula 1 para a época de 2025?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas