Leão 'abafa' galo e Sporting está nas 'meias' da Taça de Portugal

Equipa de Rui Borges afastou o Gil Vicente e vai defrontar o Rio Ave. Benfica e Tirsense disputam a outra meia-final.

Notícia

© Sporting CP

Miguel Simões
27/02/2025 22:45 ‧ ontem por Miguel Simões

Desporto

Taça de Portugal

O Sporting carimbou o acesso às 'meias' da Taça de Portugal, esta quinta-feira, ao bater o Gil Vicente (0-1), naquele que foi um regresso aos triunfos bastante suado, após cinco jogos sem provar o sabor da vitória.

 

Rui Silva evitou que a equipa de Rui Borges fosse para o intervalo em desvantagem, numa primeira parte algo apática, seguindo-se um segundo tempo com um leão de cara lavada (e assustada).

Zeno Debast decidiu a eliminatória do meio da rua (68'), mas nem por isso o Sporting deixou de sofrer, mesmo com a expulsão de Zé Carlos (73'), sendo apenas salvo pelo VAR no golo anulado a Rúben Fernandes (88'), por fora de jogo. Segue-se o Rio Ave na luta por um lugar no Jamor.

Leão adormecido na primeira parte…

Com várias alterações (algumas já esperadas) de parte a parte, Rui Borges voltou a deixar Viktor Gyokeres no banco e foi visível a apatia no ataque verde e branco, que só não foi para o intervalo a perder porque Rui Silva assim o impediu.

O internacional português travou duas grandes oportunidades dos minhotos, criadas por Jorge Aguirre (2' e 37'), enquanto o treinador do Sporting levava as mãos à cabeça, face aos constantes constrangimentos à sua ideia de jogo provocados pela 'onda' de lesões que não para de crescer.

… e espevitado no segundo tempo 

A troca de Conrad Harder por Viktor Gyokeres ao intervalo deu outra 'vitamina' ao Sporting, que contrariou a ideia das más segundas partes, partindo para cima do clube de Barcelos, com ocasiões atrás de ocasiões. Aos 52 minutos, o árbitro Cláudio Pereira ainda assinalou um penálti por entender que Castillo tocou com o braço na bola na grande área, mas reverteu a decisão após consulta das imagens no VAR.

Após os primeiros sinais de alerta dados por Maxi Araújo e Gonçalo Inácio, coube a Zeno Debast a responsabilidade de fazer o primeiro (e único) golo do encontro, do meio da rua, beneficiando ainda de um desvio em Jesús Castillo, aos 68 minutos.

Gyokeres já tinha assistido, mas também quis marcar e até teve duas oportunidades para fazê-lo, assim como Francisco Trincão ficou a centímetros de dilatar a vantagem, numa altura em que o Sporting já se encontrava em superioridade numérica, face à expulsão de Zé Carlos, na sequência do segundo amarelo exibido aos 73 minutos.

No entanto, o Gil Vicente chegou a festejar o golo do empate, aos 88 minutos, num cabeceamento certeiro de Rúben Fernandes, que viria a ser apanhado num fora de jogo de apenas três centímetros, após uma longa análise por parte do VAR. Festejou o leão do Sporting, ficou pelo caminho o galo de Barcelos. Desta forma, o Sporting defrontará o Rio Ave na luta por um lugar no Jamor, enquanto o Benfica medirá forças com o Tirsense na outra meia-final.

[Notícia atualizada às 22h57]

Onzes

Gil Vicente: Brian, Zé Carlos, Marvin, Josué Sá, Rúben Fernandes, Sandro Cruz, Jesús Castillo, Santi Garcia, Kanya Fujimoto, Félix Correia e Aguirre.

Sporting: Rui Silva, Ricardo Esgaio, Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Iván Fresneda, Zeno Debast, Alexandre Brito, Maxi Araújo, Francisco Trincão, Geovany Quenda e Conrad Harder.

Antevisão

O Sporting prepara-se para regressar ao Minho, esta quinta-feira, onde defrontará o Gil Vicente na luta por um lugar nas 'meias' da Taça de Portugal, de forma a perceber qual será o adversário do Rio Ave nas derradeiras decisões rumo ao Jamor.

O conjunto de Rui Borges encontra-se a viver uma das fases mais adormecidas dos últimos anos, sem qualquer vitória nos últimos cinco jogos (quatro vitórias e um empate), estando agora de volta a Barcelos, onde empatou (0-0) há mais de dois meses, ainda às ordens de João Pereira.

Já a equipa gilista chega ao duelo da prova-rainha portuguesa na sequência de cinco derrotas consecutivas - a última das quais na estreia de José Pedro Pinto na sucessão a Bruno Pinheiro -, sendo que a última vitória aconteceu em casa, frente ao FC Porto (3-1), no passado dia 19 de janeiro.

Recorde-se que será em Barcelos que será conhecido o último semifinalista da Taça de Portugal, uma vez que Rio Ave, Tirsense e Benfica já carimbaram o passaporte para a única fase da prova que se decide a duas mãos.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h45 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Cláudio Pereira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Gil Vicente-Sporting: Leão adormecido em território de galo magoado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Arbitragens a favor de Benfica e Sporting? "Centralismo no estado puro"

Nuno Lobo

Arbitragens a favor de Benfica e Sporting? "Centralismo no estado puro"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

As imagens dos finalistas a Carro do Ano 2025 em Portugal

Carro do Ano

As imagens dos finalistas a Carro do Ano 2025 em Portugal

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas