Pedro Miguel da Silva Mendes ficou conhecido simplesmente no mundo do futebol como Pedro Mendes. Longe de ter uma cara de grandes amigos, o antigo médio, há muito fora das quatro linhas, foi um jogador que não sai do esquecimento dos adeptos portugueses.
Nascido na cidade de Guimarães, foi aí que deu os seus primeiros passos no futebol. Simples a jogar, inteligente e versátil, Pedro Mendes começou a sua formação no Vitória SC e estreou-se como futebolista profissional num empréstimo ao vizinho Felgueiras na temporada 1998/1999, tendo no ano seguinte regressado a Guimarães e assegurado um lugar no plantel principal do conjunto vitoriano.
Ainda assim, nem tudo foi fácil para o antigo médio na estadia no Estádio D. Afonso Henriques. Apesar de ter mostrado grandes qualidades desde cedo, Pedro Mendes não se impôs de imediato no Vitória SC. Mas tudo mudou no início do século XXI.
“Seguimos fortes rumo ao Centenário!”
— Vitória Sport Clube (@VitoriaSC1922) September 22, 2020
Patrão do meio campo Pedro Mendes e a sua mensagem de parabéns pic.twitter.com/MQFIWDkfg8
O antigo internacional português, que cedo se destacou pela qualidade de passe, boa ocupação de espaços e agressividade, fixou-se como titular nos vimaranenses em 2001/02. Foi no decorrer desta temporada que alcançou a primeira de 12 internacionalizações pela seleção nacional. A estreia aconteceu contra a Escócia em 2002 e em Braga.
Pedro Mendes com a camisola da equipa das quinas© Getty Images
Na época seguinte foi mesmo a mais prolífera da sua carreira, com seis golos e sete passes para remates certeiros dos companheiros de equipa. Números que o levaram ao FC Porto em 2003/04, onde foi orientado por José Mourinho. Foi ao serviço dos azuis e brancos que Pedro Mendes somou os seus primeiros títulos e a partir de onde deu o 'salto' para a Europa.
Formou com Costinha, Maniche e Deco o famoso losango maravilha de José Mourinho que conquistou a Europa do futebol e deu muitas alegrias aos adeptos do FC Porto. Ao serviço dos portistas, Pedro Mendes conquistou uma Supertaça Cândido de Oliveira, uma I Liga e a Liga dos Campeões 2003/2004, na mítica final de Gelsenkirchen.
A estadia no FC Porto foi curta. Uma época depois de se ter mudado para o Dragão, Pedro Mendes rumou ao Tottenham. O antigo internacional português encantou de imediato os adeptos ingleses e ganhou o apelido de 'rocket man' pela facilidade de rematar de longas distâncias e fazer belos golos. Um estilo de jogo peculiar e que lhe deu muitos sucessos.
No entanto, uma lesão, que coincidiu com uma mudança de treinador nos spurs, levou a que Pedro Mendes fosse perdendo influência nos londrinos. Na segunda época em Inglaterra, e dada a degradação da sua relação com o técnico Martin Jol, o ex-jogador decidiu deixar o Tottenham e mudar-se para o Portsmouth.
Pedro Mendes esteve uma temporada e meia nos spurs© Getty Images
Ao serviço dos Pompey, hoje nos escalões inferiores de Inglaterra, Pedro Mendes recuperou o sorriso e o bom futebol que tinha habituado os adeptos em Inglaterra. O português rumou ao Fratton Park em janeiro de 2006 e tornou-se um jogador fundamental na luta do clube para evitar a despromoção.
Na época seguinte, em 2007/08, Pedro Mendes ganhou o seu único título em Inglaterra. O Portsmouth chegou até Wembley e bateu o Cardiff na final da Taça de Inglaterra. O título que o manteve como uma das principais figuras dos Pompey ao lado de jogadores como David James, Sol Campbell, Nwankwo Kanu, e Niko Kranjcar.
Pedro Mendes manteve-se no Reino Unido e seguiu para o Rangers em 2008. Nessa mesma temporada conquistou a Premier League escocesa, ao qual juntou a Taça da Escócia. Na temporada seguinte, e antes de deixar a Escócia, alcançou o bicampeonato em Glasgow.
Pedro Mendes fez 50 jogos pelo Rangers© Getty Images
Apesar da sua carreira internacional, Pedro Mendes nunca escondeu o desejo de voltar a Portugal. Tudo aconteceu em 2009/10 quando assinou pelo Sporting. Depois de ter sido uma opção mais regular com Carlos Carvalhal, foi perdendo espaço com Paulo Bento e voltou a mudar de clube no verão de 2011.
O desejo de voltar às origens aconteceu e Pedro Mendes assinou pelo Vitória SC em 2011. Fez 22 jogos em 2011/12, ao lado de nomes como Nuno Assís, Barrientos, e Nilson, e colocou um ponto final na carreira a 14 de maio de 2012, no clube que o viu nascer para o futebol.
Pedro Mendes ao serviço do Sporting, antes de rumar a Guimarães© Getty Images
Terminada a sua carreira, Pedro Mendes não se afastou do mundo do futebol. O ex-jogador continua bastante ligado ao que se passa dentro das quatro linhas e abriu uma empresa de agenciamento de jogadores, ao lado de Nuno Assis e Fernando Meira.
Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento.
Leia Também: "Chuta" no FC Porto e look extravagante. O que é feito de Raul Meireles?