Associações apelam à contenção no diferendo entre Gomes e Proença

Troca de galhardetes entre os dois dirigentes abalou o desporto e o futebol nacional.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
31/03/2025 20:59 ‧ ontem por Lusa

Desporto

Federação Portuguesa de Futebol

As associações distritais e regionais de futebol apelaram hoje à contenção no diferendo entre os presidentes do Comité Olímpico de Portugal (COP), Fernando Gomes, e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença.

 

"As associações distritais e regionais de futebol, reunidas hoje em plenário nacional, na sequência do teor da carta remetida pelo presidente do COP às federações que compõem a UEFA, vêm apelar à contenção de iniciativas desta natureza e fim, de modo que não sejam postos em causa os superiores interesses nacionais do futebol, futsal e futebol de praia", lê-se em comunicado assinado pelo líder da mesa do plenário, José Manuel Neves.

No sábado, o presidente da FPF revelou ter o apoio do seu antecessor na candidatura ao Comité Executivo da UEFA, versão negada horas depois pelo recém-empossado líder do COP, em missivas remetidas às 55 federações membro do regulador do futebol europeu.

Fernando Gomes manifestou-se surpreendido pelo apoio denunciado "sem consentimento prévio ou mesmo informação" por Pedro Proença, de quem confessou não partilhar "uma visão comum para o futebol e o desporto", acusando-o de ter escolhido "o caminho da destruição do legado" construído pelas anteriores direções da FPF nos últimos 13 anos.

"A eleição de Pedro Proença como representante português para o Comité Executivo não pode ser posta em causa pela sua importância e deve merecer o apoio daqueles que têm como objetivo a projeção e o desenvolvimento do desporto português e, em particular, do futebol, algo que, com especial destaque de clubes, sociedades desportivas, associações distritais e regionais, FPF e do próprio COP, se materializa na afirmação de Portugal na Europa e no mundo", prosseguiu a mesa liderada pelo presidente da associação do Porto.

Na quinta-feira, às 09:30 locais (08:30 em Lisboa), em Belgrado, capital da Sérvia, o 49.º Congresso ordinário da UEFA vai eleger, entre outros cargos, sete vagas masculinas de membros para mandatos de quatro anos, com Pedro Proença a ser um dos 11 candidatos.

"Em linha com a decisão da FPF em 31 de janeiro, quando decidiu indicar Pedro Proença para o Comité Executivo, também as associações distritais e regionais deliberaram por unanimidade apoiar a candidatura do atual presidente da FPF e contribuir, de forma efetiva, para a sua eleição", terminou.

Reunida na manhã de hoje, a direção da FPF anunciou que vai pedir uma audiência com caráter de urgência ao Governo, de forma a estimar os impactos face aos compromissos assumidos, e enviar uma exposição ao Conselho de Ética do COP, para avaliação da atuação de Fernando Gomes, empossado em 25 de março à frente daquele organismo.

Leia Também: AVB sem papas na língua: "O futebol português está gravemente doente"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Georgina Rodríguez e o jantar a dois com Cristiano Ronaldo

Georgina Rodriguez

Georgina Rodríguez e o jantar a dois com Cristiano Ronaldo

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2662
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2726
15Estrela2723
16AVS2723
17Farense2617
18Boavista2715
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

É grátis! Todos os horários para ver o Lotus de Ayrton Senna no Estoril

Fórmula 1

É grátis! Todos os horários para ver o Lotus de Ayrton Senna no Estoril

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas