Volta ao mundo em 399 dias. O que mudou desde o último FC Porto-Benfica?

Vários jogadores deixaram os clubes do Dragão e da Luz desde então. Já o árbitro João Pinheiro é o mesmo.

Notícia

© Getty Images

Miguel Simões
04/04/2025 07:41 ‧ há 2 dias por Miguel Simões

Desporto

Análise

FC Porto e Benfica preparam-se para protagonizar um dos duelos mais escaldantes da época, este domingo, sendo que, na retina, ainda estará o último Clássico no Dragão, com uma épica goleada azul e branca, por 5-0, no passado dia 3 de março de 2024.

 

Desde então, passaram quase 400 dias e muita coisa mudou, desde os jogadores às equipas técnicas, embora o contexto de ambas as equipas até fosse algo semelhante. Já o árbitro é precisamente o mesmo - trata-se de João Pinheiro, que já havia apitado o duelo da primeira volta (4-1), na Luz, no dia 10 de novembro de 2024.

Entre os 32 atletas que estiveram em campo, 14 já não se encontram nos respetivos plantéis, sendo que o FC Porto é responsável por oito desses ausentes e o Benfica pelos restantes seis. Afinal, quem são eles?

Do lado dos dragões, os então titulares Pepe (fim de carreira), Wendell (São Paulo), Francisco Conceição (Juventus), Wenderson Galeno (Al-Ahli) e Evanilson (Bournemouth) seguiram outro rumo, aos quais se somam as saídas de Jorge Sánchez (Cruz Azul), Iván Jaime (Valencia) e Toni  Martínez (Alavés).

Já nas águias, registaram-se as saídas dos titulares Morato (Nottingham Forest), João Mário (Besiktas), João Neves (PSG), Rafa Silva (Besiktas) e Casper Tengstedt (Hellas Verona), acrescentando-se ainda David Neres (Napoli).

No que às equipas técnicas diz respeito, as despedidas foram distintas. No FC Porto, Sérgio Conceição foi rendido por Vítor Bruno, seu ex-adjunto, já depois de André Villas-Boas ter sucedido a Pinto da Costa na presidência, embora o treinador seja agora Martín Anselmi. No Benfica, Roger Schmidt não resistiu aos resultados oscilantes nos primeiros quatro jogos da época e acabou rendido por Bruno Lage, na sua terceira passagem pela Luz.

Afinal, como estavam os rivais?

À semelhança do que acontece atualmente, o FC Porto encontrava-se a nove pontos de distância do Benfica, pelo que um triunfo - que acabou em goleada - possibilitava uma aproximação, tal como se verificou com os 52 pontos alcançados, atrás dos 58 das águias. Agora, a repetir-se a história, o cenário seria o de ver os azuis e brancos a chegar aos 59 pontos, atrás dos 65 dos encarnados.

No entanto, nessa altura, faltavam onze jornadas e muita coisa podia acontecer, sendo que o Sporting era igualmente líder (com um ponto de vantagem sobre as águias, que passou a quatro). Os campeões nacionais podem, por isso, aproveitar o resultado do Clássico para 'embalar' no trono, mas a verdade é que, 24 horas depois, recebem o Sporting de Braga - que volta a estar intrometido na luta pela última vaga do pódio.

Contas feitas, o FC Porto pode aproximar-se, pelo menos, do segundo lugar, em caso de triunfo, mas um cenário de derrota até pode atirar os dragões para fora do pódio, perante um Benfica que continua a discutir, taco a taco, a liderança com o Sporting. Haverá espaço para um 'baralhar' de contas ou o fosso será cada vez maior? Domingo (e segunda-feira) saberemos.

Leia Também: Martín Anselmi prepara Clássico com um regresso aos relvados

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Do Sporting ao retalho. Mathieu tem um novo (e surpreendente) emprego

França

Do Sporting ao retalho. Mathieu tem um novo (e surpreendente) emprego

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2765
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2846
6Vitória SC2845
7Famalicão2840
8Casa Pia2739
9Estoril2839
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2829
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2726
15Estrela2723
16AVS2823
17Farense2717
18Boavista2715
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Max Verstappen impõe-se no Japão e bate recorde na Fórmula 1

Fórmula 1

Max Verstappen impõe-se no Japão e bate recorde na Fórmula 1

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas