Jamor mais perto. Sporting 'mete a sexta' e complica sonho do Rio Ave

Leões venceram, por 2-0, a formação vila-condense na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. Equipa de Rui Borges vive o melhor momento na época, com seis vitórias consecutivas, ao passo que o conjunto de Petit soma a quarta derrota em outros tantos jogos.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
03/04/2025 22:16 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Desporto

Taça de Portugal

O Sporting venceu esta quinta-feira o Rio Ave, por 2-0, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. Foi a sexta vitória consecutiva da equipa de Rui Borges, que continua a demonstrar que está num processo de evolução e de consolidação de ideias de jogo ante uma formação vila-condense pouco ambiciosa no Estádio José de Alvalade.

 

Geny Catamo e Gyokeres foram os protagonistas do encontro, repetindo os números de golos da época transata. O primeiro chegou aos 6 tiros certeiros, enquanto o avançado sueco vai já nos 43 (!) disparos, prometendo não ficar por aqui.

Com 2-0 na eliminatória, o Rio Ave alimenta esperanças, sabendo que terá de fazer muito melhor para alcançar a final da Taça de Portugal pela terceira vez na sua história. Por sua vez, o Sporting tentará confirmar nova presença no jogo decisivo da prova-rainha, com o objetivo de 'vingar' a derrota (1-2) da época passada, ante o FC Porto.

Filme do jogo

Rui Borges fez quatro alterações em relação ao último onze do Sporting, com as inclusões de St. Juste, Maxi Araújo, Morten Hjulmand e Geny Catamo. Do lado dos vila-condenses, o ponta de lança Clayton foi a principal novidade, numa equipa assente no habitual 4x2x3x1, com as linhas compactas, optando por não subir muito na pressão ao adversário.

Depois da ameaça de Debast, com um remate ao lado, o Sporting chegou à vantagem aos 12 minutos. Na sequência de um canto, Clayton cortou a bola para a entrada da área, onde recolheu Geny Catamo, que soltou um belo disparo sem hipóteses para Miszta. Foi o sexto golo do ala moçambicano na presente temporada, tantos quanto os que marcou na época transata.

Pouco depois, aos 14', Clayton, apontado ao FC Porto, rematou, ainda de fora da área, para defesa segura de Rui Silva. Num jogo que teve oportunidades de golo, os anfitriões beneficiavam dos erros de construção do adversário para estarem mais pertos do golo. Aos 37', Trincão recuperou a bola em zona alta do terreno e o esférico sobrou para Gyokeres, que rematou para uma boa intervenção de Miszta.

Em tempo de compensação, novo duelo entre o guarda-redes polaco e o avançado sueco, desta feita na marca dos onze metros, após falta de Aguilera sobre Geny Catamo. No frente a frente, Gyokeres (45'+1) apresentou uma novidade no reportório técnico: uma 'Panenka' apanhou toda a gente de surpresa no estádio.

Na segunda parte, o ritmo da partida continuou a não ser muito elevado, embora fosse o Sporting a ter mais iniciativa na procura de um terceiro golo no jogo e na eliminatória. Aos 63', Gyokeres demonstrou, uma vez mais, que está 100 por cento recuperado do problema que o retirou dos relvados durante algum tempo. Em mais um lance individual, o atacante fez a bola embater com estrondo no poste esquerdo.

Nos últimos vinte minutos, o clube de Alvalade carregou no acelerador, com Gyokeres a revelar a habitual fome de golo, já depois do golo anulado a Geny Catamo. Agradeceu o Rio Ave, que saiu de Alvalade com uma pálida imagem do seu valor, sendo que o guarda-redes Rui Silva foi um mero espetador no segundo tempo.

Equipas iniciais

Onze do Sporting: Rui Silva, Eduardo Quaresma, Diomande, St. Juste, Fresneda, Debast, Hjlumand, Maxi Araújo, Trincão, Geny Catamo e Gyokeres

Onze do Rio Ave: Miszta; João Tomé, Panzo, Andreas Ndoj e Omar Richards; André Luiz, Aguilera, Tiknaz e João Graça; Clayton e Olinho

Antevisão

Sporting e Rio Ave dão, ao início da noite desta quarta-feira, o 'tiro de partida' na busca por um lugar na tão aguardada final da Taça de Portugal, que, aponte já na agenda, está agendada para o próximo dia 25 de maio, no Estádio Nacional do Jamor.

Os leões chegaram às 'meias' depois de deixarem para trás Portimonense, Amarante, Santa Clara e Gil Vicente, e pretendem fazer aquilo que já fizeram aos vilacondenses por duas vezes esta temporada (vencer, primeiro, por 3-1, e depois, por 0-3) para, pelo menos, chegarem 'embalados' ao duelo da segunda mão.

Quanto aos homens de Petit vêm de um momento particularmente 'turbulento', após derrotas consecutivas diante de Famalicão, Benfica e Casa Pia, pelo que olham para a prova rainha do futebol nacional como uma maneira de recuperar confiança.

O Sporting tentará regressar ao mítico Jamor, depois de perder (1-2) com o FC Porto, no prolongamento. Os leões já venceram a prova em 17 ocasiões e estão atrás de FC Porto (20) e Benfica (26). A última conquista foi em 2019.

Por sua vez, o Rio Ave tem como melhor desempenho na Taça de Portugal duas presenças na final, ambas perdidas.

Leia Também: Trincão aponta a 'bi' e dobradinha: "Queremos fazer história no Sporting"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ex-FC Porto ilibado em caso de agressão sexual

Austrália

Ex-FC Porto ilibado em caso de agressão sexual

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2765
2Benfica2765
3FC Porto2756
4Sp. Braga2756
5Santa Clara2746
6Vitória SC2742
7Casa Pia2739
8Famalicão2737
9Estoril2736
10Moreirense2732
11Rio Ave2729
12Arouca2729
13C.D. Nacional2729
14Gil Vicente2726
15Estrela2723
16AVS2723
17Farense2717
18Boavista2715
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

"A Tesla está em colapso e pode não recuperar"

Tesla

"A Tesla está em colapso e pode não recuperar"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas