O árbitro Carlos Santos foi transportado, este sábado, para o hospital após agressões durante o jogo de futsal sub-17 entre o CCD Ordem e o AC Alfenense, em Lousada. O juiz foi alvo de um forte empurrão por parte de um adepto, que saltou a vedação para invadir a quadra.
Após este incidente, gerou-se mais confusão nas bancadas. Importa referir que a partida decorreu sem policiamento.
Em comunicado, a Academia de Arbitragem Albino Nogueira - Associação Árbitros de Futsal condenou o incidente, apelando que as instituições desportivas e judicias tomem as devidas providências.
"A Academia de Arbitragem Albino Nogueira condena veementemente a agressão de que foi alvo o árbitro e nosso associado Carlos Santos, durante o jogo CCD Ordem - AC Alfenense, no escalão sub-17 de futsal, no dia 12 de Abril de 2025. Ainda no decorrer da 1ª Parte, um “adepto” saltou a vedação que separa a bancada e a superfície de jogo, atravessou o campo e agrediu o árbitro, com um violento empurrão que o projetou para o chão. Após este incidente, geraram-se cenas de violência generalizada e inaceitáveis, que em nada prestigiam o desporto e o Futsal em particular. Recordamos que o jogo decorreu sem policiamento, num contexto que deveria ser de promoção dos valores do desporto e formação. O árbitro foi transportado ao hospital, para receber cuidados médicos. Seguirá agora, obviamente, os tramites legais. Este ato é absolutamente condenável e demonstra, uma vez mais, a crescente escalada de violência contra árbitros e a ausência de condições mínimas de segurança em muitas competições de formação. Apelamos às entidades competentes, judiciais e desportivas, para que atuem com firmeza e celeridade, garantindo que este caso não fique impune e que sejam adotadas medidas concretas para prevenir novos episódios. Aguardamos, ainda, que as entidades envolvidas no incidente se demarquem de forma inequívoca do comportamento deste “adepto”. A AAAN expressa a sua total solidariedade para com o árbitro Carlos Santos e reitera o seu compromisso na defesa dos valores da ética, do respeito e da segurança no desporto", pode ler-se na nota oficial emitida.
Na caixa de comentários, o AC Alfenense também se pronunciou sobre a polémica: "O Atlético Clube Alfenense já contactou o Sr árbitro Carlos Santos e colocou-se à sua disposição para o que for preciso. Não nos revemos nestes comportamentos, a formação não é isto. Iremos tomar medidas internas e teremos mão pesada com os envolvidos", garantiu o clube.
Leia Também: Real Madrid finta o vermelho de Mbappé e segue na perseguição ao Barça