O FC Porto recebe, esta sexta-feira, o Famalicão em jogo da 30.ª jornada da I Liga, que entra na fase mais decisiva da temporada. Já sem hipóteses matemáticas de chegar ao título, os dragões têm, ainda assim, muito em jogo, uma vez que o terceiro lugar está nas mãos... do Sp. Braga.
Martín Anselmi garantiu foco total em ganhar o próximo jogo e lembrou os jogadores que precisam de dar "algo mais" para fora de campo.
Do outro lado, porém, está um Famalicão a viver uma boa fase. Os números não mentem: quatro vitórias nos últimos cinco jogos e um sétimo lugar na tabela classificativa, mas ainda na luta por subir uma ou duas posições até final da temporada.
O pontapé de saída entre FC Porto e Famalicão está agendado para as 18h00 desta sexta-feira, numa partida que será arbitrada por Miguel Nogueira.
Treinadores em discurso direto
Martín Anselmi
Elogios para o adversário: "Creio que é uma equipa que tem feito as coisas bem. São muito dinâmicos a atacar, muito ofensivos, com dois laterais que sabem cruzar. Temos de estar atentos porque eles podem fazer estragos e temos de tentar fazer o nosso jogo. Se tivermos a bola, vamos defender bem. O plano de jogo passa por aí. Recuperar rápido a bola e atacar a baliza adversária."
Mentalidade da equipa: "Os resultados são temporais. Há um resultado em cada ação e decisão. A partir daí, creio que os desportistas de elite não podem estar dependentes da sua forma de treinar, de viver o desporto e da sua forma de encarar uma semana através do resultado. Caso contrário, quando ganhamos vamos estar todos contentes a treinar e ter uma semana maravilhosa, e quando se perde, vamos treinar todos mal e uma semana péssima. Afinal, como fazer as coisas? Não depende dos resultados. Ganhas? Trabalhar. Perdes? Trabalhar. Empatas? Trabalhar. Trabalhar ao máximo, sempre, independentemente de qualquer resultado. É isso um atleta de elite. O foco está na tarefa, não no resultado. Quero sempre que sejam semanas maravilhosas. Faz parte do compromisso. Dar o máximo".
Hugo Oliveira
Respeitar adversário: "O próximo jogo é um jogo extremamente difícil, contra uma boa equipa, uma equipa que é muito mais do que aquilo que são os seus resultados. É um clube que tem uma cultura de vitória, e quem não entender isso está muito próximo de cair no primeiro buraco que vai aparecer na caminhada."
Ideias táticas: "Temos que saber que vamos jogar contra um adversário fortíssimo e respeitá-lo. Mas isso não invalida que não mantenhamos a nossa forma de estar, olhando para nós, e agarrados aos nossos princípios de jogo, com a convicção de que podemos conquistar os três pontos."
Últimos resultados
FC Porto: VDVVD
Famalicão: VVVDV
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Zé Pedro, Stephen Eustáquio, Iván Marcano, João Mário, Fábio Vieira, Alan Varela, Francisco Moura, Pepê, Deniz Gül, Rodrigo Mora
Famalicão: Lazar Carević, Rodrigo Pinheiro, Enea Mihaj, Justin de Haas, Pedro Bondo, Tom van de Looi, Mirko Topić, Sorriso, Gustavo Sá, Óscar Aranda, Simon Elisor
Ausentes
FC Porto: William Gomes, Grujic, Vasco Sousa (lesionados), Martim Fernandes (castigado).
Famalicão: Rodrigo Pinheiro (castigado).
Leia Também: Da situação de Samu ao "ruído" à volta de Mora. Tudo o que disse Anselmi