O nome Lorenzo Melgarejo diz-lhe alguma coisa? Pois bem, se perdeu o rasto ao antigo jogador do Benfica, saiba que o internacional paraguaio ainda está aí para as curvas, sendo colega do compatriota e também ex-benfiquista Óscar Cardozo ,no Libertad. Aos 34 anos, o extremo continua a dar que falar, mas já lá vamos.
Antes disso, importa recordar o percurso de Melgarejo em Portugal, que, pese embora tenha sido curto, contou com um foco mediático bastante assinalável.
Contratado ao Independiente FBC, no verão de 2011, as águias optaram por emprestar o então jovem extremo ao Paços de Ferreira, onde Melgarejo não deixou os créditos em mão alheias.
Em 30 jogos, Melgarejo marcou 11 golos e ainda assistiu para outros três, num registo altamente interessante para uma equipa que não foi além do 10.º lugar no campeonato. As boas exibições na Capital do Móvel não passaram despercebidas, na Luz, e Melgarejo teve a oportunidade de integrar a equipa principal do Benfica, na época seguinte.
Melgarejo? Lembrem-se do Fábio Coentrão e vejam onde ele está
Nas mãos de Jorge Jesus, Melgarejo foi alvo de mais uma experiência do treinador português, que tentou fazer dele um novo... Fábio Coentrão. Tal como o internacional português, que rumara ao Real Madrid dois anos antes, Melgarejo também era extremo e foi adaptado a lateral esquerdo por JJ.
"Não é fácil mas ele é um miúdo inteligente e tem vindo a crescer. Lembrem-se do Fábio e vejam onde ele está. Um, demorou cinco, seis meses, e este tem oito semanas de trabalho. Melgarejo vai continuar a jogar e temos confiança nele", explicou Jorge Jesus, a 25 de maio de 2012, depois de o jogador paraguaio ter assinado uma exibição pouco inspirada, no empate frente ao Sp. Braga (2-2), no arranque do campeonato.
Porém, os resultados não foram os esperados. De resto, a imprensa desportiva chegou a avançar que a insistência de Jorge Jesus em jogar com Melgarejo no lado esquerdo da defesa até estava a criar mal-estar com Luís Filipe Vieira, presidente das águias, naquela altura, mas o treinador português nunca deixou cair a aposta no jogador que utilizou em 40 dos 56 jogos disputados em 2012/13, sempre na condição de titular.
Melgarejo fez 40 jogos ao serviço do Benfica, tendo marcado dois golos.
© Getty Images
O desfecho mais provável para Melgarejo acabaria por ser uma certeza no final da época, sendo vendido aos russos do Kuban Krasnodar, no verão de 2013, a troco de cinco milhões de euros, e já depois de ter sido relegado para a equipa B.
Ao contrário de Portugal, a passagem do internacional paraguaio pela Rússia foi bem mais alargada. Depois de duas temporadas e meia no Kuban, clube entretanto extinto, Melgarejo deu o salto para o Spartak Moscovo, onde ficou, até ao verão de 2019.
Em 2020, rumou até à Argentina, para vestir a camisola do Racing, regressando ao seu país, o Paraguai, em 2021 para assinar pelo Libertad, onde vai permanecendo e sendo essencial na equipa que vai liderando o campeonato daquele país.
O Libertad também compete na Taça dos Libertadores e recentemente, no duelo com o São Paulo (0-2), Melgarejo esteve em destaque, ao tentar cobrar uma grande penalidade de forma habilidosa, mas nada bem-sucedida, numa altura em que o conjunto paraguaio já estava em desvantagem no marcador.
É caso para dizer que nunca é tarde para aprender. Aos 34 anos, arriscar na marcação de um penálti com a sua equipa a perder terá, sido, com certeza motivo de reflexão para alguém que é considerado, por entre os adeptos, um dos 'flops' mais recentes que passaram pelo Benfica.
Todas as semanas o Desporto ao Minuto apresenta-lhe uma nova edição da rubrica 'O que é feito de...?', que pretende recordar o percurso de algumas personalidades do mundo futebolístico que acabaram por cair no esquecimento.
Leia Também: Do Sporting para a Rússia, com a ilha 'à perna'. O que é feito de Danny?