Do galo para a águia. Sporting aquece 'dupla de sonho' a pensar no dérbi

Gil Vicente será o 'ensaio geral' para a reedição da parceria entre Morita e Pote, que já não coincide a titular desde a goleada ao Manchester City.

Notícia

© Getty Images

Carlos Pereira Fernandes
02/05/2025 07:47 ‧ ontem por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

I Liga

O Sporting recebe, no próximo domingo, o Gil Vicente, a partir das 20h30 (hora de Portugal Continental), em encontro a contar para a 32.ª jornada da I Liga, a última antes do tão aguardado dérbi com o Benfica, que poderá revelar-se determinante na luta pelo título de campeão nacional.

 

Rui Borges terá, assim, a oportunidade de realizar uma espécie de 'ensaio geral' no Estádio de Alvalade, tendo em vista o embate com os eternos rivais, no qual o objetivo será, claro está, apresentar o melhor onze possível. Onze esse no qual não poderão faltar, de resto, Hidemasa Morita e Pedro Gonçalves.

Os internacionais japonês e português foram titulares indiscutíveis, no arranque da temporada, ainda sob as ordens de Ruben Amorim, mas uma autêntica 'praga' de problemas físicos tem vindo a impedir que coincidam em campo.

Aliás, é preciso recuar até ao penúltimo jogo do agora treinador do Manchester United, a 5 de novembro de 2024, para encontrar o último onze inicial verde e branco que contou com a dupla em campo. Na altura, o resultado foi uma estrondosa vitória sobre o Manchester City, por 4-1.

Pote acabaria por lesionar-se, no fim de semana seguinte, no triunfo sobre o Sporting de Braga, por 2-4, regressando à ação apenas em abril de 2025. Morita, por seu lado, foi opção, mas apenas aos 'soluços' devido a debilidades de ordem física.

Perante o Gil Vicente, o plano parece ser claro. Nada garante que os dois médios venham a ser titulares, mas, mantendo-se a tendência das últimas partidas, coincidirão, pelo menos, por alguns minutos, de olhos postos no dérbi de 10 de maio.

A incógnita Zeno Debast

A principal incógnita para o duelo com o Gil Vicente será, de resto, a composição do meio-campo do Sporting. Particularmente, visto que, caso Morten Hjulmand venha a ser admoestado com um novo cartão amarelo, terá de cumprir castigo, diante do Benfica, na Luz.

É verdade que Hidemasa Morita já não é titular desde o triunfo sobre o Famalicão, por 3-1, a 15 de março, mas também o é que as opções para este setor não abundam, dadas as graves lesões contraídas por Daniel Bragança e João Simões.

A isto, há a acrescentar o facto de Ousmane Diomande estar suspenso, pelo que resta saber onde jogará, afinal, Zeno Debast, se no meio-campo, onde foi adaptado por Rui Borges, ou no centro da defesa, ao lado de Gonçalo Inácio e Eduardo Quaresma (com Jeremiah St. Juste 'à espreita').

Leia Também: Revolução no banco dos 3 grandes? "Se os jogadores começam a duvidar..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo 'escondeu' revolta e cumpriu desejo de... um adversário

Liga dos Campeões asiática

Cristiano Ronaldo 'escondeu' revolta e cumpriu desejo de... um adversário

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Porsche ou Ferrari? Paulo Futre faz a sua escolha

Futre

Porsche ou Ferrari? Paulo Futre faz a sua escolha

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas