Confederação sul-americana castiga Colo Colo com cinco jogos sem adeptos

O organismo que rege o futebol sul-americano decidiu obrigar a equipa chilena do Colo Colo a realizar cinco jogos sem adeptos, após uma invasão de campo num jogo da Taça Libertadores de futebol.

Notícia

© Lusa

Lusa
01/05/2025 06:32 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

CONMEBOL

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmembol) puniu ainda o Colo Colo com uma multa de 80 mil dólares (71 mil euros) e deu a vitória na partida, em Santiago do Chile, em 10 de abril, à equipa brasileira Fortaleza.

 

O veredicto do comité disciplinar da Conmembol determinou também que os adeptos da equipa chilena não poderão entrar em estádios como visitantes durante os próximo cinco jogos fora do torneio continental.

A entidade máxima do futebol sul-americano já tinha suspendido provisoriamente a entrada de adeptos do Colo Colo, antes da sanção final. O clube disputou um jogo frente aos argentinos do Racing, à porta fechada, em 22 de abril.

O Colo Colo tem um prazo máximo de sete dias para recorrer do castigo imposto, mas o clube chileno ainda não se pronunciou sobre a decisão.

A punição da Conmebol deixa o Colo Colo na cauda do Grupo E, com dois pontos. O Fortaleza subiu ao terceiro lugar, com quatro pontos, os mesmos do segundo, o Racing, enquanto os colombianos do Atlético Bucaramanga lideram com cinco.

Em 10 de maio, o jogo da segunda jornada da principal competição sul-americana de clubes foi suspenso, quando estavam disputados 72 minutos e o resultado empatado 0-0.

Uma claque do Colo Colo encetou um protesto, arremessando objetos para o relvado, enquanto os jogadores do emblema chileno, liderados por Esteban Pavez e Arturo Vidal, pediam o regresso à normalidade, e os do Fortaleza correram para os balneários.

A equipa de arbitragem, liderada pelo uruguaio Gustavo Tejera, interrompeu o jogo, que, mais tarde, acabaria por ser oficialmente suspenso.

A Garra Blanca, um grupo de adeptos radicais do Colo Colo, confirmou em comunicado que o protesto visou a policia chilena, acusando-a de perseguição e de ter matado dois elementos da claque.

A invasão de campo aconteceu horas depois de dois adeptos, um de 13 anos e outro de 18, morrerem em 10 de abril, antes do jogo, nos arredores do Estádio Monumental, em Santiago.

Cerca de uma centena de adeptos tentou forçar a entrada no recinto, tendo a polícia intervido. Nessa ação de força, foi derrubada uma barreira, atingindo as duas vítimas.

"O Ministério Público está a investigar a razão da morte destas duas pessoas. O que sabemos é que um dos gradeamentos esmagou esses dois jovens", afirmou na altura o procurador Francisco Morales.

"A Conmembol lamenta profundamente a morte dos dois adeptos", lê-se num comunicado do organismo que rege o futebol sul-americano, expressando as "sinceras condolências às suas famílias e amigos".

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Rúben Dias e Maya Jama: O beijo que prova o romance

Rúben Dias

Rúben Dias e Maya Jama: O beijo que prova o romance

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3175
2Benfica3175
3Sp. Braga3164
4FC Porto3162
5Vitória SC3151
6Santa Clara3150
7Famalicão3144
8Estoril3142
9Casa Pia3141
10Moreirense3136
11Rio Ave3133
12Arouca3133
13C.D. Nacional3133
14Gil Vicente3132
15Estrela3129
16AVS3124
17Boavista3121
18Farense3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Ayrton Senna

Os 10 momentos de Ayrton Senna que ninguém consegue esquecer

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas