Defeso com Mundial e centro de alto rendimento no horizonte de AVB

 A ida do FC Porto ao Mundial de clubes em plena preparação da próxima temporada futebolística e a edificação do prometido centro de alto rendimento preenchem o horizonte do presidente André Villas-Boas após o primeiro ano de mandato.

Notícia

© FC Porto

Lusa
05/05/2025 08:20 ‧ há 5 horas por Lusa

Desporto

FC Porto

Quase um mês depois das duas jornadas finais da I Liga, na qual tentam evitar a primeira ausência do pódio desde 1975/76, os 'dragões' rumarão aos Estados Unidos, onde, entre 14 de junho e 13 de julho, disputam o renovado formato da prova, à qual acederam como um dos emblemas com melhor classificação elegível no ranking a quatro anos da UEFA.

 

O bicampeão africano e egípcio Al Ahly, os norte-americanos do Inter Miami, do argentino Lionel Messi, recordista de Bolas de Ouro (oito), e os brasileiros do Palmeiras, orientados pelo português Abel Ferreira, vão enfrentar o FC Porto no Grupo A, numa altura em que o treinador argentino Martín Anselmi tem sido contestado ao fim de três meses de trabalho.

Ladeando o Benfica entre os representantes portugueses, os 'dragões' querem aproveitar a dimensão do Mundial para honrarem o seu prestígio internacional e elevarem o nível de jogo no primeiro teste para a próxima época, na qual voltarão a estar na Liga Europa - por via direta ou através de pré-eliminatórias -, sendo que não falhavam edições seguidas da Liga dos Campeões e da antecessora Taça dos Campeões Europeus há quatro décadas.

"Não é impossível haver uma equipa reforçada para o Mundial de clubes", garantiu o líder portista, em entrevista ao jornal O Jogo e ao Jornal de Notícias, em março, lembrando a abertura de uma janela adicional de transferências antes do torneio, de 01 a 10 de junho.

As renovações contratuais com o guarda-redes e capitão Diogo Costa e o jovem dianteiro Rodrigo Mora, ambos oriundos da formação 'azul e branca' e vinculados até 2027, estão nos planos imediatos de André Villas-Boas, que vê a equipa B na 15.ª posição da II Liga, derradeira de manutenção direta, e sem a sua situação resolvida a duas jornadas do fim.

Destino diferente teve o futebol feminino sénior, uma das novidades mais impactantes da nova gestão do FC Porto, ao subir à II Divisão nacional só com vitórias, visando chegar à elite em três temporadas e seguir o crescimento da modalidade, após ter atraído 31.093 espetadores - recorde nacional à altura - ao Estádio do Dragão no jogo de apresentação.

Nas modalidades de pavilhão, o basquetebol e o hóquei em patins vão começar a discutir os play-offs, objetivo remoto no andebol e falhado pelo voleibol feminino, que vinha de quatro campeonatos sucessivos - três em parceira com a Academia José Moreira (AJM).

Desde a tomada de posse de André Villas-Boas, que completa na quarta-feira um ano de mandato, o FC Porto venceu uma Supertaça de futebol masculino, uma Taça de Portugal e uma Supertaça no basquetebol, um campeonato de hóquei e uma Supertaça Ibérica de voleibol feminino, fortalecendo esse ecletismo com a criação de equipas jovens de futsal.

O crescimento das modalidades, sobretudo femininas, está nas medidas da direção, que deseja complementar o Dragão Arena com outro pavilhão no Porto, com o contributo da autarquia local, e colocar em marcha o prometido centro de alto rendimento em terrenos próximos do Olival, em Vila Nova de Gaia, onde o futebol profissional evolui desde 2002.

Sem fundos para efetivar a academia planeada na Maia pela candidatura do antecessor Pinto da Costa, André Villas-Boas desenvolveu conversações com a Câmara Municipal gaiense, que aprovou o Pedido de Informação Prévia (PIP) do FC Porto ainda em 2024.

Com a nova legislação a manter a reclassificação dos solos nas mãos dos municípios, o clube pode avançar para a aquisição de 31 hectares de terreno, sobre o qual existirá um contrato de promessa de compra e venda por 3,85 milhões de euros (ME), antes de dar início ao processo de licenciamento, sem que haja necessidade de investimento externo.

A emissão de obrigações no mercado dos Estados Unidos e a renegociação do contrato com a sociedade espanhola Ithaka para a exploração comercial do Dragão suportarão a infraestrutura, que vai custar entre 30 e 35 ME e deve demorar dois anos a ser edificada.

O centro de alto rendimento dará outras condições às equipas profissionais e é uma das principais propostas de Villas-Boas, cujo trabalho também já levou à disponibilização dos portais do sócio e da transparência, no qual são lançadas informações relevantes sobre temas institucionais, organizacionais, económico-financeiros ou contratuais do FC Porto.

A subida de 19.000 associados, num crescimento de 14,5%, permitiu ao clube passar os 150.000 filiados e aproximar-se de Benfica e Sporting, com os quais o novo líder portista tentou dialogar, intenção esfriada devido à ausência de reações institucionais dos rivais lisboetas por ocasião do falecimento de Pinto da Costa, em 15 de fevereiro, aos 87 anos.

Essa divisão acentuou-se a quase um ano do fim do prazo para a entrega da proposta de centralização dos direitos audiovisuais dos jogos das I e II Ligas e alastrou-se às eleições para a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), com o FC Porto a votar em José Gomes Mendes, que foi derrotado por Reinaldo Teixeira, apoiado por Benfica e Sporting.

 

RTF //

Lusa/Fim

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eduardo Quaresma brilha em Alvalade e namorada 'declara-se'

Eduardo Quaresma

Eduardo Quaresma brilha em Alvalade e namorada 'declara-se'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Moreirense3236
11Arouca3234
12Rio Ave3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Está confirmado! Miguel Oliveira vai regressar à competição

MotoGP

Está confirmado! Miguel Oliveira vai regressar à competição

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas