Drulovic pede tempo para Villas-Boas e Anselmi após época sem brilho

O FC Porto ficou aquém das expectativas em 2024/25, mas o presidente André Villas-Boas e o treinador Martín Anselmi necessitam de tempo para estabilizar o terceiro colocado da I Liga, frisa o ex-futebolista jugoslavo Ljubinko Drulovic.

Notícia

© FC Porto

Lusa
05/05/2025 08:17 ‧ há 4 horas por Lusa

Desporto

FC Porto

"Depois da era Pinto da Costa, toda a gente sabia que iria ser diferente, mas as pessoas queriam uma mudança. Isso é natural, democrático e até legítimo, sendo que ninguém é eterno. Quando entrou no clube, o próprio André Villas-Boas sabia que não seria fácil. As coisas não estavam muito bem, principalmente no plano financeiro. É necessário tempo para estabilizar tudo", analisou à agência Lusa o antigo avançado, que venceu 14 troféus nacionais pelos 'azuis e brancos' entre 1993 e 2001 e sagrou-se pentacampeão nacional.

 

A duas jornadas do fim da I Liga, o FC Porto está em terceiro, com os mesmos 65 pontos do Sporting de Braga e a uns inatingíveis 13 de Sporting e Benfica, arriscando-se a ficar fora do pódio pela primeira vez desde 1974/75, quando o já falecido Pinto da Costa, líder durante 42 anos e 15 mandatos e antecessor de Villas-Boas, ainda não chefiava o clube.

"Sem dúvida, esperava mais. O FC Porto perdeu jogos e pontos importantes e afastou-se do título. Um clube desta dimensão está habituado a lutar todos os anos até ao fim, mas Sporting e Benfica estão melhores e vão decidir entre ambos quem é o campeão. Com a experiência desta época e a contratação de jogadores que podem ser importantes, que o FC Porto seja capaz de voltar à normalidade e seja um sério candidato ao título", indicou.

Apurados para a Liga Europa de 2025/26 - diretamente ou através de pré-eliminatórias -, cenário que acarretará nova ausência da Liga dos Campeões e prémios menos atrativos, os 'dragões' falharam o título pela terceira época seguida, apesar de iniciarem com uma reviravolta ante o Sporting na Supertaça Cândido de Oliveira (4-3, após prolongamento).

"É um pouco difícil de explicar. O FC Porto começou a época muito bem, com um troféu. Conseguiu virar aquele resultado contra o Sporting, que foi uma coisa que acontece uma vez em 20 ou 30 anos. Depois, perdeu um pouco de fulgor. Houve imensas mudanças na equipa, com a saída de gente importante, experiente e com qualidade. Acho que o clube se ressentiu um pouco disso e ficou com vários jovens e alguns estrangeiros, que talvez ainda não sejam capazes de perceber o que é o FC Porto", avaliou Drulovic, um dos seis que disputaram todas as épocas do único 'penta' do futebol luso, de 1994/95 a 1998/99.

Alertando para o peso histórico de o FC Porto terminar no pódio, o antigo avançado pede paciência em relação ao técnico argentino Martín Anselmi, que foi contratado em janeiro como sucessor de Vítor Bruno e apostou numa estrutura tática com três defesas centrais.

"Ele entrou numa altura difícil. A direção optou por um treinador jovem e com perspetivas de futuro. De certeza que recebeu informações, mas não conhecia a mentalidade do FC Porto e o futebol português e é necessário algum tempo para se adaptar à exigência dos adeptos. Se ficar na próxima época e tiver a possibilidade de contratar alguns jogadores, vamos ver o que decide, pretende e pensará do futuro da equipa e do clube", enquadrou.

Drulovic recorda que o FC Porto "já não alinhava com três centrais há muitos anos", mas Anselmi procurou "dar um pouco de segurança atrás e explorar a qualidade ofensiva" do primeiro plantel da presidência de Villas-Boas, que completa o primeiro ano de mandato na quarta-feira, numa fase em que o treinador tem sido contestado ao fim de três meses.

"Quem está no FC Porto tem de se habituar à pressão e mostrar que tem capacidades e qualidade. As pessoas exigem muito porque o clube se habituou assim e tinha tudo para ser um dos melhores da Europa e o melhor em Portugal. Tem de voltar ao que era: uma equipa que era forte e quase não dava hipótese quando tinha a possibilidade de atingir a liderança. Isso não aconteceu este ano, mas espero que recupere essa força", recordou.

Excetuando a prestação do futebol profissional, Drulovic, de 56 anos, dá nota positiva ao trabalho de André Villas-Boas, sucessor de Pinto da Costa após 42 anos e 15 mandatos, acreditando que, "com uma gestão séria e boa organização", os 'dragões "têm tudo para construírem um plantel forte e vencedor, que faça sempre parte da Liga dos Campeões".

"Ele conhece muito bem a casa e as suas exigências. Quando não há resultados, existe contestação, sobretudo de pessoas ligadas a outro sistema, mas os portistas têm de se juntar e apoiar ao máximo. É fundamental, pois só todos juntos poderão vencer", apelou.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eduardo Quaresma brilha em Alvalade e namorada 'declara-se'

Eduardo Quaresma

Eduardo Quaresma brilha em Alvalade e namorada 'declara-se'

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Moreirense3236
11Arouca3234
12Rio Ave3133
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3129
16AVS3124
17Farense3224
18Boavista3121
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Está confirmado! Miguel Oliveira vai regressar à competição

MotoGP

Está confirmado! Miguel Oliveira vai regressar à competição

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas