"Sporting tem todas as possibilidades de ganhar e festejar na Luz"

Antigo jogador leonino admite que os dois rivais estão numa boa fase, mas acredita que o título pode ficar decidido já no dérbi de amanhã, sábado.

Notícia

© Reuters

Francisco Amaral Santos
09/05/2025 07:22 ‧ ontem por Francisco Amaral Santos

Desporto

Exclusivo

Benfica e Sporting defrontam-se já amanhã sábado, pelas 18h00, no Estádio da Luz, naquele que promete ser um dos maiores jogos em Portugal dos últimos anos. Isto acontece porque os rivais da capital portuguesa decidem o título de campeão nacional nesta penúltima jornada da I Liga.

 

Ambas as equipas encontram-se em igualdade pontual antes do dérbi, com uma vitória por dois ou mais golos a dar o troféu aos encarnados, sendo que uma vitória do Sporting entrega o 'caneco' aos leões. Por sua vez, um empate atira as decisões para a última jornada.

Ao longo dos últimos dias, o Desporto ao Minuto contou com diversos testemunhos e os prognósticos de vários antigos jogadores de Benfica e Sporting, sendo que esta sexta-feira é a vez de Carlos Saleiro lançar os dados para este dérbi (escaldante), já depois de Carlos Xavier, Bruno Basto e Álvaro Magalhães.

Quem está mais forte neste momento? Benfica ou Sporting?

Moralmente, as duas equipas estão fortes. Têm os mesmos pontos. O Sporting vem de uma vitória que uniu ainda mais a equipa, os jogadores e os adeptos. E o Benfica joga em casa, perante o seu público. Diria que vai ser um jogo de tripla, sem conseguir definir um vencedor antecipado. Sinceramente, não consigo apontar quem está melhor. Talvez seja o jogo do ano em Portugal. Acredito que o Sporting possa vencer, mas o Benfica está forte e numa boa fase, por isso é muito difícil antecipar algum resultado. 

Que pecado Rui Borges não pode cometer neste dérbi?

Acho que isto é um jogo para ganhar. Rui Borges não pode ir à Luz a pensar que pode empatar. É claro que é um resultado que serve, mas a abordagem tem de ser para vencer. O Sporting tem essa capacidade e jogadores que podem fazer a diferença. O resultado frente ao Gil Vicente acaba por ser positivo e o Sporting pode ter mais espaço para explorar a defesa do Benfica nas costas. O Benfica está obrigado a ganhar o jogo e isso pode causar mais espaço nas costas. O Benfica vai ter de pressionar e o Sporting pode tirar partido com Gyokeres, Trincão e Quenda. Jogadores mais velozes que podem explorar esse espaço. 

"Di María de volta? Há muitos jogadores no Benfica que fazem a diferença"

Com o dérbi decisivo para o título de campeão da I Liga no horizonte, Bruno Basto prestou declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto e referiu a maior força do Sporting para o dérbi e deu o mote para os adeptos.

Davide Rodrigues Araújo | 07:08 - 08/05/2025

Como avalia a gestão feita pelo treinador no que diz respeito aos cartões amarelos? 

É uma gestão... Eu já estive dentro do balneário e sei que muitas vezes é uma estratégia, mas por vezes as conferências de imprensa não dizem a total verdade. Muitas das vezes diz-se que se confia em todos os jogadores, mas pode não ser o caso ou sentimos que um jogador é mais forte do que o outro. Rui Borges, obviamente, quis defender o Hjulmand para poder jogar na Luz. Poderia ter sido um risco se fosse titular. Poderia ter levado um amarelo. Em termos estratégicos as coisas correram bem, mas eu vejo as coisas de forma diferente. Confio em todos e colocaria o Hjulmand como titular [frente ao Gil Vicente] e não defendia daquela forma, mas compreendo. O Hjulmand é o pilar do meio-campo e o jogador mais forte daquele setor. O Sporting é sempre mais forte com ele em campo. 

Quem é o jogador que poderá ser, de facto, decisivo neste dérbi?

Naturalmente, poderá ser o melhor jogador a jogar em Portugal e um dos melhores avançados da Europa: o Gyokeres. É um jogador de grande nível que pode fazer a diferença. No último domingo não esteve ao seu nível, também por mérito do Gil Vicente, mas é um jogador que dentro das características do jogo, pode marcar a diferença.

"Borges não pode cometer o erro de jogar para o empate contra o Benfica"

Com o dérbi decisivo para o título de campeão da I Liga no horizonte, Carlos Xavier prestou declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto e indicou a forma como o Sporting deve abordar o jogo no Estádio da Luz, reforçando a importância das vistorias à entrada para o jogo.

Davide Rodrigues Araújo | 07:19 - 07/05/2025

A pressão existe mesmo neste tipo de jogos ou entrando em campo tudo isso desaparece? 

Obviamente que um ou dois dias antes começa a sentir-se uma ligeira pressão e alguma ansiedade. Mesmo antes de entrar em campo e nos primeiros minutos, mas depois vai passando e os jogadores vão estabilizando emocionalmente. É normal acontecer. É o jogo do ano e os jogadores sentem esse peso. É o jogo do título, mas ainda há uma tarefa difícil para ambos na última jornada. O Sporting ganhando, sabe que tem o título ali. É um jogo de enorme pressão, não apenas para os jogadores, como também para as estruturas de Benfica e Sporting. Não será um jogo igual aos outros, mas a pressão é normal. 

Que impacto este jogo decisivo no campeonato pode ter, dias depois, na Taça de Portugal?  

Acho que não vai ter impacto. São duas competições distintas que ambos querem ganhar. Considero ambos os jogos uma final. Acredito que Benfica e Sporting vão entrar em qualquer jogo com a cabeça limpa para conquistar os títulos. Se calhar quando for a final da Taça, um dos clubes terá uma ferida maior, por ter perdido o campeonato, mas isso também serve de maior motivação para essa equipa. 

Este será um dérbi ainda mais quente. A segurança dos adeptos deve ser uma preocupação maior? 

Obviamente que sim, mas as pessoas têm de ter a responsabilidade, o civismo e saber estar. Independentemente se houver adeptos misturados, as pessoas têm de saber estar. Mas claro, a polícia tem de definir uma estratégia maior e mais pensada para um jogo de alto risco para não haver desacatos. O grande espetáculo é dentro das quatro linhas. Por vezes lemos que há desacatos entre adeptos do Benfica e do Sporting. Não. São desacatos entre pessoas. As pessoas têm de saber se relacionar e ter civismo. 

"Sporting? Sei o que Bruno Lage podia fazer para ganhar o título"

Com o dérbi decisivo para o título de campeão da I Liga no horizonte, Álvaro Magalhães prestou declarações exclusivas ao Desporto ao Minuto onde fala sobre a pressão e os jogadores a que o Benfica deve dar mais atenção.

Davide Rodrigues Araújo | 06:59 - 06/05/2025

Prognóstico para o jogo?

Como adepto do Sporting, e tendo uma profissão que vai muito além do meu gosto, diria que o Sporting tem muitas possibilidades de ganhar, apesar de apenas precisar o empate. Acho que o Sporting pode festejar na Luz e tem todas as possibilidades de ganhar. Vou arriscar na vitória do Sporting por 2-1. 

Leia Também: De Londres para a Luz, o registo de João Pinheiro com Benfica e Sporting

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Florentino dá o mote para o Benfica-Sporting: "Queremos sentir..."

I Liga

Florentino dá o mote para o Benfica-Sporting: "Queremos sentir..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting3278
2Benfica3278
3FC Porto3265
4Sp. Braga3265
5Vitória SC3254
6Santa Clara3251
7Famalicão3244
8Casa Pia3242
9Estoril3242
10Rio Ave3236
11Moreirense3236
12Arouca3234
13C.D. Nacional3233
14Gil Vicente3232
15Estrela3229
16Boavista3224
17AVS3224
18Farense3224
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

EUA

Há uma maneira segura de furar um pneu a 140 km/h... mas não é para todos

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas