Seis meses depois da sua chegada, Ruben Amorim confirmou, esta quinta-feira, a proeza de jogar a primeira final europeia da carreira como treinador e logo ao serviço do Manchester United. Em Old Trafford, os red devils venceram, por 4-1, o Athletic Bilbau no segundo jogo da meia-final da Liga Europa.
Com três golos de desvantagem na eliminatória (0-3), Berenguer, aos 8', tentou ser o protagonista da reviravolta basca, mas o remate saiu desenquadrado. O duelo seguiu equilibrado até à meia hora de jogo, altura em que o médio Mikel Jauregizar acabou com a monotonia, através de um golaço de fora da área.
Aos 42', os red devils tiveram a oportunidade de empatar o encontro, mas Alejandro Garnacho, isolado por Dorgu, voltou a revelar deficiências na finalização, com a bola sair ao lado da baliza, após estar no cara a cara com o guarda-redes.
Na segunda parte, os locais continuaram a apresentar um bloco baixo concedendo a iniciativa de jogo aos bascos, que iam somando remates sem nexo, sem muito perigo para Onana.
Descontente com o que estava a ver, Ruben Amorim recorreu ao banco de suplentes para dar uma nova 'vida' à equipa do United. Mason Mount foi um dos que entrou em campo e foi quem apontou o golo do empate aos 72'. A reviravolta apareceu aos 80', através de um cabeceamento de Casemiro, na sequência de um livre lateral cobrado por Bruno Fernandes.
O Bilbau atirou a toalha ao chão e consentiu ainda um terceiro golo, por Hojlund (85') a passe de Diallo, outro elemento que saiu do banco de suplentes. A partida não acabou sem um quarto golo dos locais, novamente por Mount (90'+1).
No dia 21 de maio, em Bilbau, o Manchester United vai enfrentar o Tottenham, que superou, esta noite, por 2-0, o Bodo/Glimt (agregado de 5-1).
Equipas iniciais
️ Introducing your Reds squad for tonight’s huge game…
— Manchester United (@ManUtd) May 8, 2025
"UNITED! UNITED! UNITED!" ️#MUFC || #UEL
🥁 𝗔𝗟𝗜𝗡𝗘𝗔𝗖𝗜𝗢́𝗡 🆚 @ManUtd
— Athletic Club (@AthleticClub) May 8, 2025
Gure momentua. EGURRE! #MUFCAthletic #UniqueInTheWorld 🦁 pic.twitter.com/kQgvWBLiPI
Antevisão
O Manchester United recebe, esta quinta-feira, o Athletic Bilbau, na segunda mão da meia-final da Liga Europa. Os red devils têm uma confortável vantagem (3-0) para segurar em Old Trafford.
Apesar da época muito abaixo das expetativas, Ruben Amorim, Diogo Dalot e Bruno Fernandes poderão levar o gigante de Manchester a (mais) uma final europeia. A conquista da Liga Europa é vital para o futuro do clube, que pretende jogar na Liga dos Campeões na próxima temporada. O encaixe financeiro com a entrada na competição irá permitir ter margem de manobra no mercado de transferências no verão.
Do outro lado, o Athletic Bilbau tem uma última tentativa para poder jogar a final em sua casa, no dia 21 de maio. A equipa basca não atira a toalha ao chão e espera contar com a pior versão do United, revelada na Premier League, resultando no 15.º lugar na tabela classificativa.
Siga, em direto, as principais incidências do Manchester United-Athletic Bilbau, a partir das 20 horas, no Desporto ao Minuto.