O Benfica B encerrou, ao final da manhã deste sábado, a temporada de 2024/25 com 'chave de ouro', ao derrotar o FC Porto B, em pleno Estádio Luís Filipe Menezes, por categóricos 1-4, no tão aguardado Clássico referente à 34.ª e última jornada da II Liga.
Os encarnados entraram nesta partida a 'todo o gás', de tal maneira que desfizeram o nulo ao cabo de apenas oito minutos, na sequência de um violento remate 'do meio da rua' da autoria de Diogo Prioste, que ainda bateu no poste antes de 'beijar' o fundo da baliza à guarda de Diogo Fernandes.
João Brandão mexeu ao intervalo, lançando Abraham Marcus para o lugar de João Teixeira, e este restabeleceu a igualdade... três minutos depois. No entanto, aos 67, 84 e 90+4 minutos, outros belos golos, de João Rego e Gustavo Varela (bis), respetivamente, selaram o resultado final.
Este encontro ficou, ainda, marcado por um momento recheado de emoção, quando Tiago Silva entrou para o lugar de André Castro, que deixou o relvado em lágrimas e sob guarda de honra dos companheiros de equipa, na hora de 'pendurar as chuteiras'.
Feitas as contas, o Benfica B dá a época por terminada com 55 pontos, o que o deixa na quarta posição do segundo escalão do futebol nacional. O FC Porto B, por seu lado, fica-se pelos 35 pontos, pelo que não foi além do 14.º lugar.
Onzes
FC Porto B: Diogo Fernandes; Dinis Rodrigues, Felipe Silva, Gabriel Brás, Kaio Henrique; André Castro, Gil Martins, João Teixeira; Tiago Andrade, Brayan Caicedo e Anhá Candé.
Benfica B: André Gomes; Leandro Santos, Lenny Lacroix, Gustavo Marques, Tiago Parente; João Veloso, Diogo Prioste, Hugo Félix; Luan Farias, João Rego e José Melro.
Antevisão
O Estádio Luís Filipe Menezes, em Vila Nova de Gaia, será, ao final da manhã deste sábado, palco daquele que é um dos encontros mais aguardados da 34.ª e última jornada da II Liga, que irá colocar, frente a frente, os eternos rivais, FC Porto B e Benfica B.
Uma partida que não terá consequências de maior, na tabela classificativa, uma vez que os dragões já têm (finalmente) garantida a manutenção, e as águias não irá deixar o meio da tabela, aconteça o que acontecer, neste Clássico.
Os homens de João Brandão partem para este duelo na 14.ª posição, com 35 pontos ao cabo de 33 rondas. Já os de Nélson Veríssimo, são quintos classificados, com 52, tantos quanto a União de Leiria, e já afastados das contas do pódio.
O FC Porto B-Benfica B irá contar com a arbitragem de Diogo Rosa, juiz de 30 anos de idade filiado na Associação de Futebol de Beja, e pode acompanhá-lo, em direto, a partir das 11h00 (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto B assegura permanência. Paços e Oliveirense lutam pelo playoff