Nova criptomoeda do presidente eleito Donald Trump dispara

A nova criptomoeda do Presidente eleito norte-americano, Donald Trump, continuou a valorizar-se no domingo, até o montante detido por ele e pelos seus parceiros valer mais de 35 mil milhões de dólares (34 mil milhões de euros).

Notícia

© Shutterstock

Lusa
20/01/2025 06:36 ‧ há 2 dias por Lusa

Economia

Criptomoeda

Cerca de 200 milhões de unidades desta moeda digital foram colocados no mercado desde sexta-feira.

 

Os restantes 800 milhões de unidades deverão ser emitidos no prazo de três anos e serão inteiramente atribuídos a Donald Trump e aos seus parceiros neste projeto.

No domingo pelas 22:00 TMG (e de Lisboa), o Trump, nome desta nova moeda virtual, valia cerca de 45 dólares (43,7 euros), elevando a sua capitalização para nove mil milhões de dólares (8,74 mil milhões de euros).

A esse preço, os 800 milhões de unidades destinadas a Trump valerão 34 mil milhões de dólares (33 mil milhões de euros), colocando a fortuna do Presidente eleito ao nível das 20 maiores dos Estados Unidos.

Atualmente, e antes de ter em conta este novo ganho, o 'site' da revista Forbes estima a fortuna de Donald Trump em 6,7 mil milhões de dólares (6,5 mil milhões de euros).

Com exceção das "stablecoins", moedas digitais indexadas a moedas tradicionais como o dólar, as criptomoedas têm frequentemente flutuações extremamente voláteis, e não é raro que o seu preço caia abruptamente, em particular no caso das "meme coins".

O Trump chegou já a atingir os 75 dólares (72,9 euros), antes de recuar.

O futuro chefe de Estado norte-americano apresentou esta nova moeda digital como uma "meme coin", uma criptomoeda concebida para capitalizar o entusiasmo popular em torno de uma personalidade, de um movimento ou de um fenómeno viral na Internet.

A "meme coin" não tem utilidade económica ou transacional e é frequentemente identificada como um ativo puramente especulativo.

No domingo, foi a vez de a futura primeira-dama, Melania Trump, colocar 'online' a sua própria criptomoeda, batizada Melania.

Inicialmente contra as criptomoedas, Donald Trump deu uma reviravolta radical durante a sua recente campanha presidencial, acabando por defendê-las.

Prometeu favorecer o desenvolvimento desse setor, nomeadamente através da redução da regulamentação.

Antes da criação da sua própria moeda digital, empresários ligados a Donald Trump lançaram, em meados de outubro, uma plataforma de criptomoedas denominada World Liberty Financial.

Leia Também: Criptomoeda valorizou 32.000% porque Elon... mudou de nome no X

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas