Um milhão e meio de euros no último ano e meio foi quanto o Banco de Portugal (BdP) gastou para comprar 31 carros de luxo. A entidade liderada por Mário Centeno fez ainda um contrato de 100 mil euros com a BMW para "manutenção".
A notícia, refira-se, foi avançada pela Sábado, que dá conta que entre os veículos adquiridos estão 11 BMW e 10 Mercedes.
O Notícias ao Minuto consultou o Portal Base e encontrou vários contratos assinados com concessionárias de automóveis. Pode ver aqui.
Aliás, os números divulgados pela Sábado têm por base os vários valores que se encontram no portal dos contratos públicos. A razão é que o BdP não comprou os carros em pacote, porque se o fizesse teria de abrir um concurso público face aos valores em causa.
Ao invés disso, o supervisor da banca optou por comprar os carros individualmente, o que permitiu que tudo se pudesse fazer por ajuste direto ou consulta prévia de determinadas concessionárias de carros a operar no mercad, segundo a Sábado.
À mesma publicação, a instituição liderada por Mário Centeno explicou que "as aquisições em causa resultam da política de gestão e renovação da frota automóvel do Banco de Portugal".
Leia Também: Tarifas "exigem um repensar estratégico dos modelos de negócio"