Já começaram a ser pagos os primeiros reembolsos do IRS, cuja campanha referente aos rendimentos de 2024 arrancou no dia 1 de abril. A partir desta terça-feira, começam a receber os reembolsos os contribuintes que submeteram o IRS automático.
A notícia é avançada pela TVI, que dá conta que os contribuintes que submeteram a declaração normal - o modelo 3 - poderão ter de esperar mais de 20 dias para obter o reembolso.
O Notícias ao Minuto já pediu informações sobre os reembolsos ao Ministério das Finanças, mas até ao momento não foi possível obter uma resposta.
Até ao momento já foram entregues 1.861.364 declarações do IRS, de acordo com as estatísticas disponibilizadas no Portal das Finanças.
No ano passado, até à primeira semana de agosto, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) liquidou cerca de seis milhões de declarações de IRS (relativas a rendimentos de 2023), uma subida de 1,1% em termos homólogos.
O prazo para a entrega da declaração anual do IRS termina em 30 de junho, com a lei a determinar que as liquidações têm de estar concluídas até 31 de julho e os reembolsos pagos até 31 de agosto.
O final de agosto é também a data limite para os contribuintes que não fizeram retenção na fonte ou a fizeram em valor insuficiente, pagarem o imposto apurado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Leia Também: Governo continua a explicar "acerto do IRS". Desta vez, aos pensionistas