"Cálculos, algoritmos, lógica fria". Papa criticava "economia que mata"

Na sexta-feira, o Papa fez reflexões como a que propõe abraçar "a economia de Deus, que não mata, não descarta, não esmaga. É humilde, fiel à terra". Recorde as suas declarações.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
22/04/2025 09:44 ‧ há 9 horas por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia

Papa Francisco

As declarações são recentes e mostram bem a visão que o Papa Francisco tinha do mundo. Na sexta-feira, à margem da Via Sacra, no Coliseu de Roma, criticou "a economia que mata" nas meditações que escreveu para serem lidas naquele dia. 

 

Nas 14 estações em que se descreve a Paixão de Cristo, o Papa fez reflexões como a que propõe abraçar "a economia de Deus, que não mata, não descarta, não esmaga. É humilde, fiel à terra".

"No entanto, construímos um mundo que funciona assim: um mundo de cálculos e algoritmos, de lógica fria e interesses implacáveis", criticou o Papa nas meditações da Via Sacra.

Em cada estação, o Papa escreveu uma oração e rezou "para desafiar uma economia que mata" ou "por aqueles que, nas fronteiras, sentem que a sua viagem terminou".

Papa Francisco critica nas meditações da Via Sacra

Papa Francisco critica nas meditações da Via Sacra "economia que mata"

O Papa Francisco criticou "a economia que mata" nas meditações que escreveu para serem lidas hoje na Via Sacra, no Coliseu de Roma, uma vez que não pode estar presente por ainda estar a recuperar da infeção respiratória.

Lusa | 13:43 - 18/04/2025

O Papa Francisco morreu, na manhã de segunda-feira, aos 88 anos, após ter sofrido um AVC que conduziu ao coma e a uma paragem cardíaca irreversível, na residência na Casa Santa Marta, na Cidade do Vaticano.

O Vaticano entrou no período de 'Sede Vacante', liderado pelo cardeal camerlengo Kevin Farrel, até que seja eleito um novo Papa no conclave, que será realizado dentro de um mês.

Leia Também: Imprensa lá fora recorda "pioneiro" e "forasteiro" que quis mudar Igreja

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas