"Entre os dias 03 e 11 de maio, haverá um reforço especial da operação, com o objetivo de transportar, em segurança, milhares de pessoas entre o centro da cidade, o Hospital de S. João e o Queimódromo, onde decorrem as principais celebrações", pode ler-se num comunicado enviado hoje às redações.
A Queima das Fitas decorre entre a madrugada de sábado e 11 de maio no Queimódromo, junto ao Parque da Cidade do Porto.
A STCP refere que "durante toda a semana académica" vai "intensificar o serviço nas suas linhas regulares e disponibilizar serviços de vaivéns gratuitos, permitindo que todos cheguem ao recinto da festa --- e regressem --- com comodidade, segurança e sem preocupações com estacionamento".
Em causa está a criação de vaivéns gratuitos entre a Trindade, Hospital de São João e Queimódromo e o reforço das linhas 200 (Bolhão -- Castelo do Queijo) e 205 (Campanhã -- Castelo do Queijo).
Quanto aos serviços gratuitos, vão partir para o Queimódromo todos os dias da Trindade e Hospital São João, respetivamente, "todos os dias, entre as 22:00 e as 03:00", e regressar do Queimódromo para os dois destinos nos "dias úteis das 02:00 às 07:00" e nos dias de fim de semana (02, 10 e 11 de maio) "das 03:00 às 07:00".
Já relativamente ao reforço da linha 200, este verificar-se-á "de 04 a 11 de maio, da 01:00 às 07:00, entre os Aliados e a Rotunda da Anémona (lado mar), articulado com a linha 1M com frequência de 20 minutos", e "desde as 19:00 haverá prolongamento até à Anémona, com viagens de regresso ao Bolhão entre as 06:00 e as 08:00".
Na linha 205 haverá um "serviço reforçado entre as 21:00 e as 08:00", compreendido entre um "reforço noturno entre Hospital S. João e Anémona (Praça Cidade Salvador)" das 21:00 às 02:00 e um "reforço entre a Anémona (lado mar) e a Areosa" das "02:00 às 08:00 (madrugadas de 4 a 11 de maio)".
"O plano especial da STCP oferece uma alternativa prática ao carro, promovendo uma mobilidade urbana segura e eficiente durante os dias de festa. Os vaivéns são totalmente gratuitos", mas nas restantes linhas são válidos o Andante (passe e bilhete ocasional) e o bilhete de bordo da STCP, com um custo de 2,50 euros, que pode ser pago em dinheiro ou MBWay.
Hoje, a Metro do Porto também anunciou que vai reforçar a operação em toda a rede durante a Queima das Fitas na cidade, que arranca na madrugada de sábado para domingo e termina na madrugada de dia 11.
Segundo a empresa, logo na primeira noite, a da Serenata Monumental, a operação das linhas Azul (A) e Amarela (D) vai decorrer em contínuo, ou seja, durante 24 horas.
A manhã de domingo começa também com um reforço de capacidade em toda a rede para dar resposta à Missa da Bênção das Pastas, que se realiza na Avenida dos Aliados e é sempre muito participada por estudantes e famílias.
Uma nova "direta" na operação do Metro está marcada para o dia do Cortejo Académico, a 06 de maio, que vai ainda contar, no período da tarde, com um reforço generalizado de todas as linhas.
"De 06 para 07 o serviço será, assim, contínuo e sem paragens na linha Azul e na Amarela", salienta a empresa.
Nos restantes dias está garantido o reforço da oferta nas linhas Azul e Amarela após as 20:00, bem como a antecipação do início do seu serviço (no caso da linha Azul, apenas entre o Senhor de Matosinhos e a Trindade) para as 04:00.
"Na Trindade, faz-se a ligação à linha Amarela, que funcionará a partir das 04:00 em toda a sua extensão, do Hospital de S. João a Santo Ovídio [Gaia]", explica.
Leia Também: Apagão: STCP mantém operação e Metro do Porto parou