O Ministério das Finanças informou, esta sexta-feira, que, até à passada quarta-feira, 7 de maio, foram liquidadas mais de 1,3 milhões de declarações de IRS referentes aos rendimentos de 2024. Destas, mais de 97% são referentes ao IRS automático.
"Foram já entregues mais de 3,2 milhões de declarações do IRS referentes aos rendimentos de 2024, das quais 1,15 milhões na modalidade de IRS automático", indicou o ministério ao Notícias ao Minuto.
"Não obstante os efeitos no funcionamento nos sistemas da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) decorrentes da interrupção geral de fornecimento de energia elétrica ocorrida no dia 28 de abril, foram já liquidadas mais de 1,3 milhões de declarações, incluindo entre estas mais de 97% das declarações de IRS automático", acrescentou.
Segundo o Ministério das Finanças, as liquidações "originaram mais 660 mil reembolsos, no montante global superior a 450 milhões de euros". Já "237 mil declarações resultaram na emissão de notas de cobrança no valor de 118 milhões de euros".
Foram também emitidas as transferências para o pagamento de mais de 480 mil reembolsos no valor global de 322,6 milhões de euros.
O prazo médio de pagamento é de 14,1 dias, sendo "inferior ao que se registava em 2024 na mesma data".
O prazo para a entrega da declaração anual do IRS termina em 30 de junho, com a lei a determinar que as liquidações têm de estar concluídas até 31 de julho e os reembolsos pagos até 31 de agosto.
O final de agosto é também a data limite para os contribuintes que não fizeram retenção na fonte ou a fizeram em valor insuficiente, pagarem o imposto apurado pela Autoridade Tributária e Aduaneira (AT).
Leia Também: Não se esqueça que pode pagar o IRS em prestações: Governo dá 6 respostas