A adesão à greve parcial dos revisores e trabalhadores das bilheteiras da CP, que começou às 05h00 de hoje e que termina às 08h30, é de 100%, estando a ser cumpridos os 25% de serviços mínimos, segundo o sindicato.
Também a empresa informou que "por motivo de greves convocadas, pelo sindicato SMAQ entre os dias 7 e 14 de maio de 2025 e pelo sindicato SFRCI entre os dias 11 e 14 de maio, preveem-se fortes perturbações na circulação com especial impacto entre os dias 7 e 13 de maio".
Foram definidos serviços mínimos, para o período compreendido entre os dias 11 e 14 de maio, que podem ser abaixo consultados aqui.
Na semana passada, vários sindicatos estiveram em greve, sendo que até sexta-feira não houve serviços mínimos, o que resultou na paragem total da circulação.
Os trabalhadores exigem o cumprimento do acordo alcançado em 24 de abril entre a administração da CP e os sindicatos, considerando que "o Governo não pode querer os méritos da negociação e depois fugir às suas responsabilidades na aplicação".
A paralisação, que começou na quarta-feira e se prolonga até 14 de maio, foi convocada contra a imposição de aumentos salariais "que não repõem o poder de compra", pela "negociação coletiva de aumentos salariais dignos" e pela "implementação do acordo de reestruturação das tabelas salariais, nos termos em que foi negociado e acordado", disseram os sindicatos.
Leia Também: Greve parcial na CP com adesão de 100% apenas com serviços mínimos