Durante as noites frias, especialmente no inverno, muitas pessoas optam por usar cobertores elétricos ao longo da noite. É uma solução rápida, simples e muito eficaz. É, no entanto, importante ter alguns cuidados e, recentemente, Heather Kornmehl, uma dermatologista, citada no DailyMail, alertou para os potenciais riscos.
Segundo a médica, "os cobertores elétricos podem causar uma erupção cutânea irreversível conhecida como "eritema ab igne" que resulta da "utilização prolongada de calor diretamente contra a pele".
Leia Também: Beleza, a quanto obrigas! Os perigos que 'escondem' os secadores de unhas
Pode acontecer a qualquer pessoa que tenha a pele em contacto direto com uma fonte de calor como um cobertor elétrico, um saco de água ou um radiador.
Explica ainda que a erupção cutânea pode ficar "vermelha ou castanha com um padrão distinto em forma de rede". Também pode causar alguma comichão.
Geralmente, o calor não provoca uma queimadura, mas pode ser o suficiente para "danificar ou provocar alterações nos vasos sanguíneos superficiais sob a pele, assim como nas fibras proteicas de colagénio e elastina da pele, o que leva a um aspeto distinto e a uma descoloração".
Leia Também: Se tem a pele oleosa, siga os conselhos destas dermatologistas