Antes de sair por aí a desfilar as peças de roupa que comprou recentemente, lave-as. Sempre que salta este passo, está a correr riscos desnecessários. É que, embora pareçam limpas, podem conter uma série de substâncias e agentes invisíveis a olho nu que podem ser prejudiciais à saúde. Basta pensar que, antes de chegar às suas mãos, passou por muitas outras.
"A roupa pode entrar em contato com substâncias químicas, como corantes e conservantes, além dos animais e micro-organismos", alerta a dermatologista Regina Buffman ao jornal Metrópoles, explicando que "esses resíduos podem causar irritações na pele, coceira, alergias e, em alguns casos, dermatites", pelo que lavar a roupa antes de usá-la antes "é uma medida essencial para proteger a saúde".
Leia Também: A roupa sai da máquina a cheirar mal? Com este truque, nunca mais!
Após uma análise minuciosa a roupas novas, o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Doutor Bactéria, revela: "Encontrámos coliformes de origem fecal, bactérias provenientes de furúnculos, borbulhas e feridas. Também detetámos uma grande quantidade de pó, mesmo em roupas aparentemente limpas".
Ouvida pelo mesmo jornal, a dermatologista Fernanda Bombonatti lembra que "não sabemos quem e como experimentou aquela roupa antes de chegar a nós, como é que ela foi armazenada ou transportada". "Tudo isso representa um risco."
Leia Também: Há uma utilização inesperada para as pastilhas da máquina da loiça