Lavar ou não o arroz antes de cozinhá-lo, eis a questão. O tema levanta muitas dúvidas e gera muitas discussões nas cozinhas de todo o mundo. Para alguns, é um passo essencial. Para outros, é considerado desnecessário. Mas, afinal, o que dizem os especialistas?
Em entrevista ao Metrópoles, o chef André Rochadel afirma que não devemos fazê-lo. O arroz vem "pronto para ser preparado".
Leia Também: Superalimento muito apreciado por cá contém mais potássio que a banana
O importante, segundo o chef, é respeitar a proporção correta de água e refogar bem. Além disso, é essencial não mexer no arroz nos primeiros 20 minutos em que estiver ao lume.
Questionada sobre as alegações de que o arroz está contaminado por arsénico a nutricionista Thaiz Brito explica ao mesmo jornal que "estudo do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz com 193 amostras de grãos produzidos no Brasil revelaram que os itens analisados estavam bem abaixo do limite de arsénico permitido: 0,3 microgramas por quilo de alimento, muito menos que o limite estabelecido pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Brasil] junto a órgãos internacionais, que é de 10 microgramas por quilo".
Leia Também: Fígado gordo. Quatro chás que atuam contra doença grave (e traiçoeira)