Dormir de forma desconfortável num avião, numa espreguiçadeira ou até na cama de um hotel pode impactar as suas férias antes mesmo de elas começarem.
O Instituto Nacional para Saúde e Cuidados de Excelência (NICE), sediado no Reino Unido, revelou que cerca de 70% das pessoas sentem dores no pescoço ao longo da vida e que não é incomum que os viajantes regressem de viagens com dores no pescoço por dormirem em posições estranhas.
Posto isto, a seguradora de viagens britânica, InsureandGo, uniu-se a Tracy Hannigan, uma osteopata e terapeuta do sono qualificada, para partilhar dicas práticas que previnam dores no pescoço causadas por viagens e desmascarar os 'truques' que circulam nas redes social e que podem fazer mais mal do que bem.
Leia Também: O melhor é manter-se bem longe destes alimentos e bebidas num aeroporto
As dicas de Tracy Hannigan
1 - Leve uma bola de ténis na sua bagagem
"Se tem tendência a rigidez ou dores, coloque uma bola de ténis nos pontos em que não consegue alcançar de outra forma para uma pressão relaxante. Custam apenas alguns euros e não ocupam muito espaço na sua mala. Uma ótima dica é ter uma toalha de mão, colocar a bola no meio e enrolá-la com a toalha."
2 - Invista numa almofada de pescoço ajustável
"A pior posição para se estar num avião? Permitir que a sua cabeça balance ou fique esmagada contra o seu ombro. O melhor truque para dormir em aviões é usar uma almofada ajustável envolvente para o pescoço. Elas embalam a sua cabeça como uma rede, impedindo que ela balance para a frente e prevenindo dores após o voo."
3 - Nunca durma de barriga para baixo
"Para posições de sono desconfortáveis em espreguiçadeiras ou praias arenosas, evite dormir de barriga para baixo. Dormir nessa posição - especialmente para as mulheres - pode forçar a parte inferior das costas e dificultar que se levante sem rigidez ou dor. Dormir de lado ou apoiar os joelhos com uma toalha enrolada permite que se mexa antes de se levantar."
4 - Alongue regularmente, mesmo no assento do avião
"Alongamentos simples são as melhores coisas a fazer para evitar rigidez ou dores. O lado do pescoço pode ser suavemente alongado virando o queixo em direção à axila e aplicando pressão suavemente para alongar o lado oposto do pescoço e o ombro. Pode até alongar a parte inferior das costas no assento do avião, cruzando as pernas e inclinando-se para a frente."
Leia Também: Médico deixa aviso (sério) sobre as dores que nunca deve desvalorizar