O acne hormonal está relacionado com as oscilações hormonais, geralmente observadas durante a puberdade. No entanto, surtos hormonais podem ocorrer na idade adulta e são mais comuns nas mulheres.
De acordo com um estudo de 2008, publicado na National Library of Medicine, cerca de 50% das mulheres entre os 20 e 29 anos, e 25% das mulheres entre os 40 e 49 anos têm acne.
"A maioria das erupções cutâneas acontece quando as glândulas sebáceas da pele se tornam mais sensíveis a um grupo de hormonas conhecidas como andrógenos", explicou Natalia Spierings, dermatologista.
Leia Também: Aparência mais jovem? Coma mais estes alimentos e veja os resultados
Os andrógenos impulsionam o aumento das glândulas sebáceas e aumentam a produção de óleo na pele. Todas as pessoas têm algum nível de andrógenos e estes aumentam durante a puberdade.
"Algumas mulheres são mais sensíveis aos andrógenos ao longo da vida do que outras, e a sensibilidade hormonal também muda à medida que envelhecemos", explicou Spierings. "O uso de vários produtos para a pele também contribui para esse problema, irritando a pele e causando vermelhão", disse ainda.
Existem muitas razões pelas quais as pessoas têm acne hormonal, mesmo quando adultas. Por exemplo, nas mulheres é mais comumente desencadeada por:
- Alterações hormonais durante a pré-menstruação;
- Dieta pouco saudável e equilibrada;
- Privação de sono;
- Uso de maquilhagem;
- Stress.
Dicas para controlar o acne hormonal
- Reduza sua rotina de cuidados com a pele;
- Experimente um tratamento facial de cada vez;
- Consulte um dermatologista;
- Experiente tomar a pílula anticoncepcional.
Leia Também: É isto que acontece à pele aos 30, 40 e 50 anos (e ninguém lhe conta)