Esta vacina pode mesmo reduzir o risco de demência? Estudo confirma

Depois de alguns estudos sobre o mesmo tema, há uma nova investigação que mostra resultados promissores.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
03/04/2025 08:01 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Estudo

Um novo estudo publicado na revista Nature revela que a vacina contra a herpes zoster (zona) pode reduzir o risco de demência até 20%. Esta não é a primeira investigação que mostra bons resultados na aplicação da vacina contra esta condição.

 

O novo estudo analisou dados de mais de 280 mil idosos. Os que tinham recebido a vacina, conhecida como Zostavax, tiveram menos 20% de serem diagnosticados com demência nos sete anos seguidos, em comparação com quem não teve a mesma vacinação.

"Podemos dizer com muito mais confiança que a vacina contra herpes zoster leva a uma redução do risco de demência. Se isso for realmente um efeito causal, temos uma descoberta de tremenda importância", explica Pascal Geldsetzer, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

A análise do estudo foi feita com base em dados no País de Gales onde a implementação desta vacina ocorreu há mais de uma década. O efeito mostrou-se mais eficaz em mulheres.

“Embora ainda não esteja claro como a vacinação contra herpes zoster reduz o risco de demência, as implicações deste estudo são profundas. A vacina pode representar uma intervenção de custo-efetivo que tem benefícios para a saúde pública que excedem em muito o seu propósito”, revela Anupam Jena, professor na Harvard Medical School.

Leia Também: Manter níveis de colesterol 'mau' baixos pode reduzir o risco de demência

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas