"Define-se como a passagem do conteúdo gástrico para o esófago, na ausência de vómitos. Quando este se torna patológico e capaz de produzir sintomas e lesões no esófago, passamos a falar de doença de refluxo gastroesofágico", revela o 'website' da rede de saúde CUF.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Faro, esta condição esteve na origem da indisposição sentida por André Ventura, líder do Chega, durante um comício em Tavira, no Algarve, esta terça-feira.
Segundo a Cleveland Clinic, a dor na zona do peito pode ser um dos sintomas. Acaba por ser algo não cardíaco, mas sim no esófago. A verdade é que os mesmos nervos são ativos, o que faz parecer que se trata de algo no coração.
Leia Também: O problema de saúde que poderá ter levado André Ventura a sentir-se mal
Ainda assim, quando o refluxo esofágico acontece, existem alguns passos que deve seguir. Referem que o primeiro passo é levantar-se. Depois, beber um pouco de água. Aposte em goles mais pequenos para eliminar a acidez.
Poderá também ajudar retirar pressão na zona da cintura. Retire o cinto ou aposte também numas calças mais confortáveis. Por fim, tomar um antiácido é algo que poderá trazer benefícios.
Leia Também: Tem refluxo? Este é o erro básico que pode estar a cometer às refeições