O jardim zoológico de Washington DC apresentou ao público esta sexta-feira os seus dois novos habitantes: Bao Li e Qing Bao, dois pandas de três anos.
Imagens deste par foram partilhadas nas redes sociais do jardim zoológico, assim como foi dada a informação de que há uma câmara que transmite imagens em tempo real, para que quem não tenha oportunidade para os visitar os possa visualizar.
Estes animais já tinham chegado ao jardim zoológico em outubro do ano passado, mas agora podem ser visitados.
"A espera acabou: os pandas gigantes fizeram oficialmente a sua estreia pública no Instituto Nacional de Zoologia e Biologia da Conservação do Smithsonian, em Washington, D.C.”, escreveram os responsáveis na rede social X (antigo Twitter), indicando como os visitantes podem obter passes de entrada gratuitos.
Os pandas ficarão ali na sequência de um novo acordo de dez anos entre os Estados Unidos e a China, que enviou os animais.
Os três pandas anteriores alojados em Washington regressaram à China em novembro de 2023. Uma partida, após o termo de um contrato de empréstimo, que foi amplamente percecionadas como refletindo as tensões entre Washington e Pequim.
O primeiro par de pandas foi oferecido por Pequim aos Estados Unidos em 1972, após uma visita histórica do presidente Richard Nixon à China comunista de Mao Tse-Tung. O envio de pandas é, portanto, um gesto diplomático.
Veja os dois pandas na galeria acima.
Leia Também: "Meti 15 cães num Prius". Associações tentam resgatar animais em LA