As autoridades norte-americanas encontraram 27 cavalos mortos em várias propriedades de Clements, no condado de San Joaquin, na Califórnia. Foram ainda resgatados 16 outros equinos, o que levou à detenção de uma mulher por negligência animal.
“Durante a operação, foram descobertos vários cavalos subnutridos nas instalações, com acesso limitado a comida ou água, e foram localizados cerca de 27 cavalos mortos”, detalhou o Gabinete do Xerife do Condado de San Joaquin, num comunicado divulgado na quinta-feira.
Os agentes e os veterinários no local “começaram imediatamente a fazer a triagem e a avaliar o estado dos cavalos”, tendo resgatado outros 16, que ficaram aos cuidados de um centro de reabilitação.
“Infelizmente, quatro cavalos e um touro tiveram de ser eutanasiados devido à extrema negligência. Os funcionários e os veterinários ainda estão a avaliar outros cavalos e animais devido à dimensão da propriedade”, complementou a nota.
Jan Johnson, cuja idade não foi revelada, foi detida por crueldade animal, ameaça a um funcionário público e posse de uma espingarda de cano curto.
As autoridades estão a investigar o caso.
Leia Também: "Cintura de mulher". Colhe mandioca de quase 20 kg (e com 'pernas')