O Papa Francisco não vai participar nos eventos planeados para este fim de semana devido ao seu estado de saúde, informou o Vaticano esta terça-feira.
Recorde-se que o pontífice, de 88 anos, sofre de uma infeção respiratória há mais de uma semana e foi internado no hospital Gemelli, em Roma.
"Devido às condições de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, foi cancelada", refere um comunicado, que acrescenta que Francisco não poderá presidir à missa de domingo.
Na segunda-feira à tarde, o Vaticano informou que a condição clínica do Papa "é estável". Continuava sem febre e prosseguia o tratamento prescrito.
Anteriormente, o Vaticano tinha explicado que os últimos exames revelaram "uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias que tornou necessário modificar ainda mais a terapia" de Francisco, cujo "quadro clínico complexo exigirá uma hospitalização adequada", o que significa que o religioso deverá permanecer no hospital durante vários dias.
O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, esclareceu que não se trata de um "agravamento" do estado de saúde do pontífice, mas que a mudança de tratamento se deve a uma leitura das análises efetuadas nos últimos dias, que mostram uma avaliação mais completa da patologia, neste caso uma infeção polimicrobiana.
A missa do Jubileu dos Diáconos, marcada para domingo na Basílica de São Pedro, será realizada pelo pró-presidente da câmara para o Dicastério para a Evangelização, Rino Fisichella.
[Notícia atualizada às 10h37]
Leia Também: A infeção nas vias respiratórias que levou ao internamento do Papa