Uma equipa de arqueólogos egípcios e britânicos encontrou o túmulo do faraó Tutmosis II, anunciou o governo do Egito na terça-feira. A descoberta, que ocorreu a cerca de 2,4 quilómetros do Vale dos Reis, na região de Luxor, é a primeira desde que o túmulo de Tutankhamon foi encontrado em 1922.
Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, o túmulo de Tutmosis II era o último túmulo perdido dos reis da 18.ª dinastia do Egito e o primeiro túmulo real a ser descoberto desde o do rei Tutankhamon em 1922.
"É um momento extraordinário para a egiptologia e um passo profundo na nossa compreensão do passado comum da humanidade", referiu o ministro Sherif Fat.
Os arqueólogos conseguiram identificar o túmulo devido aos vasos de alabastro encontrados no local. Os objetos tinham inscrito o nome do faraó Tutmosis II e da sua mulher, a rainha Hatshepsut, uma das poucas mulheres que governaram o Egito.
Foram também encontradas peças do seu mobiliário funerário, bem como pedaços de argamassa com inscrições azuis, estrelas amarelas e escritos religiosos.
Discovery of the tomb of Thutmose II (Feb. 2025)
— Egypt Museum (@egyptomuseum) February 19, 2025
This week, archaeologists unveiled a momentous discovery—the long-lost tomb of Thutmose II, believed to be the final undiscovered royal burial site of Egypt’s 18th Dynasty. This marks the first tomb of a pharaoh uncovered since… pic.twitter.com/0W4uOiQMzB
Em declarações à BBC, o arqueólogo britânico Piers Litherland explicou que "esta descoberta resolve um grande mistério do Antigo Egito - a localização dos túmulos dos reis do início da 18.ª dinastia".
"O túmulo deste antepassado de Tutankhamon nunca tinha sido encontrado porque sempre se pensou que se encontrava no outro extremo da montanha, perto do Vale dos Reis. Inicialmente, pensámos que poderíamos ter encontrado o túmulo de uma esposa real, mas a escadaria larga e a grande porta sugeriam algo mais importante", explicou.
Além disso, a câmara funerária foi "decorada com cenas do Amduat, um texto religioso que é reservado aos reis", algo que "foi imensamente excitante e foi a primeira indicação de que se tratava do túmulo de um rei".
Leia Também: Egito envia primeiro lote de casas pré-fabricadas para Gaza