Mais de 100 anos após Tutankhamon, foi descoberto novo túmulo de um faraó

O túmulo de Tutmosis II era o último túmulo perdido dos reis da 18.ª dinastia do Egito e o primeiro túmulo real a ser descoberto desde o do rei Tutankhamon em 1922.

Notícia

© Reprodução/X

Notícias ao Minuto
20/02/2025 20:11 ‧ ontem por Notícias ao Minuto

Mundo

Egito

Uma equipa de arqueólogos egípcios e britânicos encontrou o túmulo do faraó Tutmosis II, anunciou o governo do Egito na terça-feira. A descoberta, que ocorreu a cerca de 2,4 quilómetros do Vale dos Reis, na região de Luxor, é a primeira desde que o túmulo de Tutankhamon foi encontrado em 1922.

 

Segundo o Ministério do Turismo e Antiguidades do Egito, o túmulo de Tutmosis II era o último túmulo perdido dos reis da 18.ª dinastia do Egito e o primeiro túmulo real a ser descoberto desde o do rei Tutankhamon em 1922.

"É um momento extraordinário para a egiptologia e um passo profundo na nossa compreensão do passado comum da humanidade", referiu o ministro Sherif Fat.

Os arqueólogos conseguiram identificar o túmulo devido aos vasos de alabastro encontrados no local. Os objetos tinham inscrito o nome do faraó Tutmosis II e da sua mulher, a rainha Hatshepsut, uma das poucas mulheres que governaram o Egito.

Foram também encontradas peças do seu mobiliário funerário, bem como pedaços de argamassa com inscrições azuis, estrelas amarelas e escritos religiosos.

Em declarações à BBC, o arqueólogo britânico Piers Litherland explicou que "esta descoberta resolve um grande mistério do Antigo Egito - a localização dos túmulos dos reis do início da 18.ª dinastia".

"O túmulo deste antepassado de Tutankhamon nunca tinha sido encontrado porque sempre se pensou que se encontrava no outro extremo da montanha, perto do Vale dos Reis. Inicialmente, pensámos que poderíamos ter encontrado o túmulo de uma esposa real, mas a escadaria larga e a grande porta sugeriam algo mais importante", explicou.

Além disso, a câmara funerária foi "decorada com cenas do Amduat, um texto religioso que é reservado aos reis", algo que "foi imensamente excitante e foi a primeira indicação de que se tratava do túmulo de um rei".

Leia Também: Egito envia primeiro lote de casas pré-fabricadas para Gaza

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas