Estados Unidos despedem oficial da Marinha norte-americana na NATO

O Governo norte-americano despediu a vice-almirante Shoshana Chatfield, uma das principais oficiais militares dos Estados Unidos na sede da NATO em Bruxelas, informou o jornal The Washington Post.

Notícia

© Lusa

Lusa
08/04/2025 06:05 ‧ há 2 semanas por Lusa

Mundo

Estados Unidos

Três responsáveis, que falaram sob condição de anonimato, confirmaram que Chatfield, que servia como representante militar dos EUA no Comité Militar da NATO, foi notificada da demissão durante o fim de semana, escreveu o jornal na segunda-feira.

 

O despedimento da vice-almirante é, pelo menos, o quarto de uma mulher na atual Administração e o nono de um oficial superior das forças armadas dos EUA desde que o Presidente Donald Trump tomou posse, há menos de três meses.

A demissão aumenta as tensões numa relação desgastada entre Washington e a aliança militar internacional, formada por países da América do Norte e da Europa.

Chatfield, que assumiu o cargo em 2023 e se destacou particularmente pelo foco na inclusão e no respeito, vai ser temporariamente substituída por Sean Flynn, um oficial da Guarda Nacional do Exército, que era adjunto da vice-almirante, ainda de acordo com o The Washington Post.

Em 2019, Chatdfield tornou-se a primeira mulher a liderar a Escola de Guerra Naval, sendo também uma das poucas mulheres oficiais de três estrelas da Marinha norte-americana.

Foi alvo de críticas da organização conservadora American Accountability Foundation, que pressionou abertamente o secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, para que fosse demitida, antes deste ser confirmado pelo Senado em janeiro.

A notícia surge depois da demissão, na semana passada, do general Timothy Haugh, chefe da Agência de Segurança Nacional e do Comando Cibernético dos EUA, e da subdiretora Wendy Noble.

Foi também anunciado na quarta-feira que o antigo procurador-geral interino Matthew Whitaker vai ser o próximo embaixador dos EUA na NATO.

Leia Também: Trump descontente com bombardeamentos "loucos" da Rússia

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas