O antigo presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, apresentou uma “pioria clínica”, devendo ser submetido a novos exames ainda hoje, de acordo com a atualização divulgada esta quinta-feira pelo Hospital DF Star, em Brasília.
“Apresentou piora clínica, elevação da pressão arterial e piora dos exames laboratoriais hepáticos. Será submetido hoje a novos exames de imagem. Continua em jejum oral e com nutrição parenteral exclusiva. Segue com a fisioterapia motora e as medidas de prevenção de trombose venosa”, lê-se no documento divulgado na conta do ex-chefe de Estado, na rede social Instagram.
A nota apontou que Bolsonaro continua com recomendação de não receber visitas, além dos familiares, e não tem previsão de alta dos cuidados intensivos, onde está internado desde 13 de abril.
Recorde-se que o antigo presidente, de 70 anos, teve de ser operado a uma obstrução parcial do intestino, associada às sequelas de um ataque à faca que sofreu em 2018, depois de ter sentido fortes dores abdominais durante uma digressão política.
A piora no quadro clínico acontece um dia depois do ex-presidente brasileiro ter sido notificado judicialmente no processo que corre contra ele no Supremo Tribunal Federal em que é acusado de liderar uma alegada tentativa de golpe de Estado.
O próprio Bolsonaro gravou e divulgou um vídeo dizendo que uma oficial de justiça apareceu na unidade de cuidados intensivos (UCI), onde se encontra desde que foi operado, para intimá-lo.
A cirurgia durou 12 horas e foi "concluída com sucesso", escreveu a mulher de Jair Bolsonaro, Michelle, na rede social Instagram, no final do procedimento.
O líder de extrema-direita brasileira sofre de problemas digestivos recorrentes desde que foi esfaqueado no abdómen na cidade de Juiz de Fora, em 6 de setembro de 2018, durante a sua campanha para as eleições presidenciais daquele ano. Desde então, e como consequência desse ataque, Bolsonaro passou por várias cirurgias e sofreu vários problemas no estômago e no trato intestinal.
Leia Também: Bolsonaro intimado no hospital após fazer direto nas redes sociais