Um estudante da escola privada Notre-Dame-de-Atois, em Nantes, França, morreu, esta quinta-feira, após ter sido esfaqueado por um colega. Há mais três feridos, um em estado grave, segundo os meios de comunicação franceses.
O suspeito, que terá 15 anos, entrou em duas salas de aula antes de ocorrer o incidente. Os funcionários da escola conseguiram imobilizá-lo e quando as autoridades chegaram ao local detiveram-no.
Todos os alunos, assim como funcionários foram retirados. Junto da escola encontra-se um forte dispositivo policial.
A imprensa local avança ainda que, de manhã, todos os alunos receberam um e-mail intitulado de 'Ação imune - a revolta já é a maior vitória que alcançamos', com várias páginas acerca de temas como o "ecocídio, alienação e condicionamento social".
Um aluno da escola, que falou com o jornal Ouest-France, contou que estava no corredor quando ouviu dizer que alguém tinha uma faca e viu várias pessoas a correr.
"Não sabíamos se devíamos acreditar. Depois vimos uma pessoa a segurar as portas enquanto gritava para sairmos [...]. Acabei de saber que uma aluna morreu", disse o estudante.
Por sua vez, o diretor da escola falou com os pais, dizendo que "ocorreu um ataque com uma faca, o que levou ao desencadeamento de um plano de segurança e ao confinamento imediato dos alunos dentro da instituição", adiantando que a "saída gradual dos alunos começa às 15h30".
"Um ataque com uma faca aconteceu, esta tarde, numa escola privada de Nantes. Eu e o Bruno Retailleau - ministro do Interior - vamos lá para expressar as nossas condolências e o meu apoio à comunidade educativa", escreveu a ministra da Educação francesa, na rede social X.
Une agression au couteau a eu lieu ce midi au sein d’un établissement scolaire privé de Nantes.
— Élisabeth BORNE (@Elisabeth_Borne) April 24, 2025
Je me rends sur place avec @BrunoRetailleau pour exprimer toute ma solidarité aux victimes et mon soutien à la communauté éducative.
Não foram fornecidas informações sobre a idade ou o sexo das vítimas, indicou a agência de notícias France-Presse (AFP).
[Notícia atualizada às 14h30]
Leia Também: Homem salta de 4.º andar de prédio em França após deflagrar incêndio