Várias pessoas morreram em Vancouver, no Canadá, pouco depois das 20h00 de sábado (4h00 de domingo em Lisboa), depois de um carro ter atropelado uma multidão num festival de rua, avançou o Departamento de Polícia de Vancouver.
"Várias pessoas morreram e várias outras ficaram feridas depois de um condutor ter atropelado uma multidão num festival de rua, na E. 41st Avenue, pouco depois das 20h00 desta noite. O condutor está em prisão preventiva. Forneceremos mais informações à medida que a investigação se desenrolar", escreveu a polícia local no X (ex-Twitter).
Mais tarde, por volta das 00h00 (8h00 em Lisboa), o chefe do Departamento de Polícia de Vancouver, Steve Rai, revelou ao jornal local Toronto City News que o suspeito tem 30 anos e é "conhecido da polícia". Contudo, recusou partilhar mais informações, sobretudo em relação aos mortos e feridos, uma vez que os familiares ainda estão a ser informados.
A number of people have been killed and multiple others are injured after a driver drove into a crowd at a street festival at E. 41st Avenue and Fraser shortly after 8 p.m. tonight. The driver is in custody. We will provide more information as the investigation unfolds. pic.twitter.com/Iqh5AK5Au3
— Vancouver Police (@VancouverPD) April 27, 2025
Os serviços de emergência médica afirmaram que acionaram "paramédicos em mais de sete ambulâncias e dois veículos supervisores para ajudar a lidar com o volume de chamadas".
We have added paramedics in 7 more ambulances & 2 supervisor vehicles to help address call volumes after many staff reached out and offered to come in. https://t.co/9eNbCLIDnh
— BC Emergency Health Services (@BC_EHS) April 27, 2025
Testemunhas viram pessoas com "braços partidos, algumas já mortas"
Uma testemunha contou à rádio local CKWX que viu mais de 20 vítimas, "vários mortos". Recorda-se de ter ouvido "gritos repentinos" quando o condutor de um SUV preto atropelou a multidão, atingindo mais de uma dúzia de pessoas.
Outra testemunha, Abigail, contou à mesma rádio que estava com uns amigos junto à Escola Secundária John Oliver, perto do festival, quando ouviram "pessoas a gritar".
"Quando fomos ver o que era vimos uma pessoa já deitada no chão e liguei para o 911. Todos estavam em pânico. Fui em direção ao local onde estava o carro e vi muitas pessoas feridas, com braços partidos, algumas já mortas. São cerca de 20 ou 30 vítimas", adiantou Abigail.
A mulher encontrou o carro parado, com os airbags acionados e sem o condutor, mas quem viu o suspeito tentar fugir contou-lhe que vestia uma camisola branca e saltou uma cerca.
"Quando cheguei lá, o carro estava parado, estacionado. A porta do condutor estava aberta, mas o homem não estava lá. Foi um caos total. O carro ia a pelo menos 90 quilómetros por hora. Há pessoas que ficaram feridas, outras morreram. É uma visão realmente chocante. É assustador. Ainda estamos em choque com o que aconteceu. Vi que havia uma criança a ser levada numa maca, foi muito triste", descreveu a testemunha.
Suspeito tentou fugir, mas foi intercetado por pessoas no local
O condutor terá tentado fugir do veículo a pé, mas foi intercetado por várias pessoas no local, que o imobilizaram até à chegada da polícia.
As autoridades ainda não esclareceram se o atropelamento foi intencional ou não.
Vários vídeos divulgados nas rede sociais mostram pessoas deitadas no chão e destroços do embate, bem como o carro com danos na parte da frente (como pode ver no vídeo no topo do texto).
Several people were injured when a person drove a vehicle into a crowd at the Lapu Lapu Festival in Vancouver, Canada. pic.twitter.com/aahiLU4Jg8
— T_CAS videos (@tecas2000) April 27, 2025
O atropelamento ocorreu quando membros da comunidade filipina se reuniram para celebrar o dia de Lapu-Lapu, disse o presidente da Câmara de Vancouver, Ken Sim, também na rede social X.
O festival presta homenagem a um líder da luta anticolonialista do século XVI nas Filipinas.
"Os nossos pensamentos estão com todas as pessoas afetadas e com a comunidade filipina de Vancouver neste momento incrivelmente difícil", escreveu Ken Sim.
I am shocked and deeply saddened by the horrific incident at today’s Lapu Lapu Day event. We will work to provide more information as soon as we can, but at this time @VancouverPD have confirmed that there are a number of fatalities and multiple injuries. Our thoughts are with…
— Mayor Ken Sim (@KenSimCity) April 27, 2025
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, mostrou-se também "devastado" com os "terríveis acontecimentos" desta noite.
"Apresento as minhas mais sentidas condolências aos entes queridos dos mortos e feridos, à comunidade filipina canadiana e a todos em Vancouver. Estados todos de luto convosco. Estamos a acompanhar de perto a situação e agradecemos aos nossos socorristas pela rápida ação", escreveu Mark Carney no X.
I am devastated to hear about the horrific events at the Lapu Lapu festival in Vancouver earlier this evening.
— Mark Carney (@MarkJCarney) April 27, 2025
I offer my deepest condolences to the loved ones of those killed and injured, to the Filipino Canadian community, and to everyone in Vancouver. We are all mourning with…
[Notícia atualizada às 09h08]
Leia Também: Rutte destaca ao Pentágono aumento de despesas militares na Europa e Canadá