Espanha. Rececionista salva bebé que nasceu junto a hotel durante apagão

O bebé, que nasceu aos sete meses de gestação, "estava completamente roxo e não tinha pulso".

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
30/04/2025 15:29 ‧ há 4 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

Espanha

O rececionista de um hotel em Torremolinos, na província espanhola de Málaga, salvou a vida de um bebé prematuro que nasceu nas imediações do estabelecimento durante o apagão de segunda-feira, em Espanha.

 

Em declarações à agência de notícias espanhola Europa Press, Arturo Bermúdez, rececionista do Hotel Puente Real, explicou que estava a fazer o seu turno "a pensar nas contas e não no facto de ter de reanimar um recém-nascido".

"Quase não consigo contar, não sei como o fiz", disse.

O funcionário explicou que, no meio do apagão, um jovem lhe disse que a companheira estava com dores, pelo que o aconselhou a ir ao hospital. Depois, pegou no telefone e alertou o colega da segurança: "Vou ligar para o 061 [número de emergência], a água daquela rapariga rebentou".

No entanto, quando a ambulância chegou, o bebé já tinha nascido no exterior do complexo hoteleiro. 

"Estava completamente roxo e não tinha pulso", disse Arturo, acrescentando que decidiu começar a "bater-lhe nas costas e a fazer reanimação com três dedinhos". O bebé "era pequenino" e nasceu aos sete meses de gestação, adiantou.

Segundo a Europa Press, Arturo facilitou a abertura das vias respiratórias, insistindo na técnica de respiração boca a boca até que o bebé começou a tossir. Durante este processo, contou com a ajuda dos profissionais dos serviços de emergência por chamada telefónica.

"Disseram-me que eu podia fazer, que devia continuar como estava a fazer", disse.

Arturo confessou que só teve noção do que tinha feito quando chegaram as autoridades ao local. "Quando o agente da polícia me abraçou e vi as pessoas à minha volta e o que tinha acontecido, fiquei destroçado", recordou, frisando que a sua ação foi "um instinto animal" e que entrou em "piloto automático".

Já de acordo com o subdelegado do governo em Málaga, Javier Salas, o bebé foi transferido com um prognóstico crítico para a Maternidade de Málaga, "mas pelas comunicações recentes parece que está a evoluir bem e de forma favorável".

Leia Também: Há 5 anos que Espanha sabia das fragilidades do sistema de energia solar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas